Educação bilíngue x aula tradicional de inglês: quais são as diferenças?

Educação bilíngue x aula tradicional de inglês: quais são as diferenças?
Você sabe quais são as diferenças entre educação bilíngue e uma aula tradicional de inglês? Vamos além: já parou para pensar porque existem soluções de educação bilíngue e cursos tradicionais de inglês? Bom, a verdade é que eles possuem o mesmo propósito, mas funcionam de formas completamente diferentes.

Solução de educação bilíngue

É constituída por metodologias que ensinam os professores a trabalhar o idioma adicional como meio de instrução, não como objeto de estudo. Assim, a língua é ensinada de forma interdisciplinar e integrada a outras disciplinas, como Artes, Matemática, Geografia e História.

Além disso, uma boa solução de educação bilíngue trabalhará muito mais do que o ensino de uma língua adicional, pois baseiam-se em metodologias disruptivas, focadas em tornar o aluno o protagonista de seu próprio aprendizado e que, além disso, os ajuda a desenvolver habilidades sociais e comportamentais.

Ou seja: além de aprender um novo idioma, quem participa de aulas bilíngues pratica resolução de problemas, explora sua criatividade e curiosidade, desenvolve senso de liderança e, além disso, está em um ambiente propício para se comunicar com segurança, sem timidez ou impedimento. 

Para crianças e adolescentes, que possuem maior propensão ao aprendizado nessa fase da vida, esse modelo traz ganhos muito maiores do que a língua em si.

Aula tradicional de inglês

Os cursos tradicionais de inglês (ou qualquer outro idioma) possuem uma dinâmica que tem como base a estrutura gramatical da língua e de seu vocabulário. Nesse caso, os cursos transformam a língua em uma disciplina à parte, onde se aprende a forma antes do conteúdo.

Assim, os alunos são levados a “decorar” a forma de se comunicar em vez de praticar a comunicação em si. Isso torna o aprendizado mais complexo, principalmente para crianças e adolescentes. Além disso, o conteúdo contextualizado é, em grande parte, superficial.

Como o foco principal da aprendizagem é a língua em si, ela se torna explícita, ou seja, não é assimilada de forma intuitiva. Para se ter uma ideia, o que se aprende em quatro anos de um ensino tradicional de inglês é assimilado em poucos meses em aulas que utilizam como base a metodologia de uma solução de educação bilíngue.

Além desse artigo, o Systemic Bilingual criou um infográfico onde essas informações estão dispostas de forma visual e sucinta, tornando a explicação ainda mais simples. Caso tenha interesse em consultá-lo, ele pode ser baixado por meio deste link.

 

Links:

http://systemic.com.br/

https://materiais.systemic.com.br/infografico-educacao-bilingue-ensino-tradicional

Loading