Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

1-2 Out 2025

Bett Blog

23 abr 2025

Educação pública em foco: 30ª edição da Bett Brasil dedica espaço exclusivo para fortalecer a rede pública de ensino

Redação Bett Blog
Educação pública em foco: 30ª edição da Bett Brasil dedica espaço exclusivo para fortalecer a rede pública de ensino
Foto: Bett Brasil
Área de Educação Pública é aberta a todos os visitantes do evento, promovendo reflexões e trocas de experiências sobre o setor

Das 178,5 mil escolas existentes no Brasil, quase 80% fazem parte da rede pública, o que evidencia a necessidade de investimentos constantes em infraestrutura, capacitação de professores e inovação pedagógica. Neste cenário, a 30ª edição da Bett Brasil reforça o seu papel de promover o diálogo por toda a comunidade educacional com um espaço exclusivo dedicada à educação pública no evento.

A área de Educação Pública estará aberta gratuitamente a todos os visitantes da Bett Brasil, proporcionando reflexões, trocas de experiências e debates sobre políticas públicas, práticas inovadoras e soluções que possam fortalecer a rede pública de ensino. A visitação é gratuita e o credenciamento pode ser feito AQUI.

O espaço contará com uma área de exposição para projetos de impacto desenvolvidos por entidades e organizações não governamentais e auditório com palestras ao longo de quatro dias do evento. Também haverá lounge para troca de experiências entre gestores públicos, com apoio do Ecossistema Square, Editora do Brasil, Start by Alura e ODILO.

Um dos destaques da programação será o painel sobre o Programa Parceiro da Escola, implementado no estado do Paraná. O modelo tem se destacado por promover a colaboração entre setor público e iniciativa privada para aprimorar a gestão escolar, os resultados de aprendizagem e a infraestrutura educacional. A discussão, no dia 28 de abril, às 10h30, contará com a presença do diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, João Luiz Giona Junior, do diretor-geral da Tom Educação, Antonio Cesar Pinto da Cunha, e do procurador do Estado do Paraná, Vinicius Klein.

Dando sequência à abordagem sobre inovação na educação pública, no dia 29 de abril, às 15h30, acontecerá a sessão “Alfabetização Transformadora para o Ensino Público”, com Adoniran Leite, consultor na Editora do Brasil, Natália Mota, cientista-chefe e sócia-fundadora da Mobile Brain, e a moderação de Renata Sanches, gerente de Serviços Educacionais na Editora do Brasil.

Ainda no campo das iniciativas do setor público, no dia 30 de abril, às 12h, será apresentado o painel “Bibliotecas digitais e Educação Pública: conheça o Leia Paraná, um caso de sucesso no fomento à leitura”, com Frederico Faria, diretor da ODILO no Brasil; Lorena Pantaleão, coordenadora de Educação Digital na Secretaria Estadual de Educação do Paraná e Ane Carolina Chimanski, chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular na Secretaria estadual de Educação do Paraná.

Avançando na discussão sobre os fatores que influenciam o ambiente educacional, o painel sobre educação parental, no dia 1º de maio, às 10h30, contará com a participação da coordenadora da Comissão da Primeira Infância do STJ, Juliana Nogueira, e da médica pediatra do STJ, Guilianna Felizola, com a moderação da consultora Dirce Takano. O debate abordará como o engajamento das famílias no processo educacional, aliado ao conhecimento em neurociência e ciência do trauma, pode contribuir para ambientes escolares mais saudáveis, prevenção de doenças e redução da violência infantil.

Area de Educação Pública

Ao longo de 4 dias, serão discutidos cases, projetos e soluções para educação pública brasileira. Foto: Bett Brasil.

Com foco na expansão do acesso a diferentes abordagens pedagógicas, no dia 29 de abril, às 10h30, será a vez do debate “Do Sonho à Realidade: Educação Bilíngue de Alto Impacto na Rede Pública”, com as participações de Renato Rezende Filho, ex-prefeito no município de Pilar; Clewerton Cavalcante, secretário Municipal de Educação e Cultura do município de Pilar; Gabriela Lotta, professora na FGV; e a moderação de Vanessa Tenório, CEO da Systemic Bilingual.

Complementando os temas ligados à inovação curricular, no dia 30 de abril, às 14h, a programação traz uma conversa sobre a implementação da BNCC da Computação, que tornou o ensino de computação obrigatório na educação básica desde 2022.

A secretária de Educação de Chapecó, Astrit Maria Savaris Tozzo, a diretora pedagógica da rede municipal de Chapecó, Sueli Suttili, o diretor de Tecnologias Educacionais da SEDUC-SP, Rafael Cunha, o gestor de Tecnologias e Plataformas Educacionais - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Rodolfo Encinas Pinelli, e a CEO da Start by Alura, Thais Pianucci, compartilharão a experiência da cidade catarinense e do estado de São Paulo e mostrar como o alinhamento entre currículo e formação docente tem potencializado o aprendizado e promovido a inclusão digital.

Acrescentando o conjunto de painéis voltados para políticas públicas educacionais, no dia 28 de abril, às 14h, o painel ‘Avaliação como Ferramenta para a Recomposição das Aprendizagens’ apresentará casos de dois municípios que estão inovando no uso das avaliações como ferramenta de apoio à recomposição das aprendizagens de forma cirúrgica e baseada em evidências.

Estarão presentes no debate Alessandro Gomes Soares, secretário municipal de Educação na prefeitura de Curvelo; Antônio Cláudio Flores Patrícia, secretário de Educação na Secretaria de Educação de Osasco; Alessandra Bianca Cornaglia, secretaria-executiva de Gestão Pedagógica na prefeitura de Osasco, além da moderação de Ricardo Scheneider, sócio do Ecossistema SQUARE.

A inovação também será tema do painel sobre o programa de qualificação profissional em TI para estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual de Pernambuco. Em apenas seis meses, mais de 5 mil alunos foram certificados em áreas como desenvolvimento de sistemas web e visualização de dados, em parceria com a CESAR School. No dia 28 de abril, às 17h, participam da discussão a gerente de Soluções Educacionais da CESAR School, Carla Alexandre Souza, e o secretário executivo de Ensino Médio e Profissional da Secretaria de Educação de Pernambuco, Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra, sob moderação de Leo Gmeiner, fundador da School Guardian.

Também na agenda de palestras está o caso da cidade de Bertioga (SP) que evidencia a tecnologia como uma aliada da educação pública mais inclusiva e acessível. Com a presença do diretor de Gestão de Tecnologia Educacional da prefeitura, Samuel Xavier Santana Guedes, e da diretora executiva e de treinamento da Calriz Sistemas, Jucinéia Maria de Oliveira, o painel mostrará como a integração de plataformas digitais e o protagonismo docente estão revolucionando o ensino no município.

A área gratuita da Educação Pública na Bett Brasil representa um espaço de valorização, escuta e inovação. Afinal, assegurar uma educação pública de qualidade e acessível é garantir um direito essencial a milhões de brasileiros.

Compartilhe nas redes sociais:


 

Categories

  • Futuro da Educação
  • Gestão Educacional
Voltar ao Bett Blog
Loading