Enem 2024: desempenho dos alunos melhorou nas áreas de linguagem e redação; 12 alunos foram nota mil na redação
O resultado médio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi de 546 pontos, três pontos a mais do que no ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (13).
“O Enem tem uma importância muito grande na trajetória de vida dos estudantes brasileiros por ser a principal porta de entrada para o ensino superior”, apontou o ministro da Educação, Camilo Santana. “Queremos ampliar cada vez mais o acesso ao exame e incentivar que mais estudantes participem da prova. Em comparação com o Enem de 2023, podemos perceber um aumento no número de presentes na prova, redução no número de ausentes e aumento de 400 mil inscrições na edição de 2024”, disse ele.
Resultado por área de conhecimento
O Enem 2024 registrou 4.325.960 milhões de inscrições, a taxa de presença foi de 73,5%, o que significou crescimento em relação à 2023, que teve 71,9%.
Nos resultados por áreas de conhecimento, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação apresentaram aumento na proficiência média, comparado com 2023. De 516 pontos em 2023 para 528 pontos em 2024; e de 645 pontos para 660 pontos, respectivamente.
Já nas demais áreas houve queda na média da proficiência. Em Matemática e suas Tecnologias, o resultado caiu de 535 pontos para 529 pontos e em Ciências Humanas e suas Tecnologias diminuiu de 522 pontos para 517 pontos. Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a média decresceu de 497 pontos para 495 pontos.
No Enem 2024, 12 alunos chegaram à nota máxima na redação (1000 pontos), um deles da rede pública de Minas Gerais e os outros de escolas particulares localizadas nos estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Os dados da edição de 2024 revelaram que mais de 33% dos participantes (1.080.096) do Enem estariam acima do ponto de corte de 20% dos cursos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2023. Isso significa que, com 569,62 pontos (nota de corte), o estudante teria acesso a 842 cursos.
Com base nesses dados, o ministro da Educação ressaltou a importância de fazer o Enem. “Digo isso porque, às vezes, o jovem desiste de fazer a prova achando que vai tirar uma nota baixa ou que não vai ter acesso ao curso superior. Com o Enem 2024, nós também podemos chegar aos mais de 1 milhão de alunos com acesso a 842 cursos oferecidos no Sisu”, afirmou Santana.
Os participantes podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sisu, que abre a consulta às vagas na terça-feira, 14 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com início das inscrições no dia 17 deste mês.
Pé-de-Meia Licenciatura
“Essa semana (13 a 17 de janeiro) é muito importante para a Educação. Temos a sanção do projeto de lei que proíbe o uso de celulares nas escolas, um marco importante para melhorar a qualidade da aprendizagem, e o anúncio do Programa Mais Professores, que reúne diversas ações de reconhecimento e valorização dos professores, em especial, da educação básica”, ressaltou Santana.
Um dos destaques do Programa Mais Professores é o Pé-de-Meia Licenciatura, que pagará uma mensalidade para estudantes de cursos universitários de formação de professores. De acordo com o ministro do MEC, os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 já terão direito ao benefício caso optem por cursos de licenciatura no Sisu.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Futuro da Educação