Baixe o conteúdo especial desenvolvido pelo Systemic Bilingual
A combinação de
educação infantil e
ensino bilíngue confere à criança um espaço de aprendizagem e desenvolvimento em dose dupla, possibilitando o letramento não apenas na língua materna, mas também em um idioma adicional.
E isso não significa que a criança terá dificuldade em dobro: ela não terá problemas em dominar simultaneamente dois idiomas em um ambiente favorável ao aprendizado, que lhe ofereça as ferramentas certas.
A área do cérebro que absorve a língua materna não é diferente da parte do cérebro que aprende o idioma. Dessa forma, a criança consegue relacionar os conceitos que aprendeu nos dois idiomas para ampliar seu vocabulário.
Assim, o pequeno consegue perceber distinções gramaticais e interpretativas com mais facilidade e pode usar o que aprendeu com uma língua para facilitar a absorção da outra.
Mas quais os desafios desse biletramento? Quais as melhores práticas para possibilitar uma alfabetização bilíngue? Essa e outras perguntas serão respondidas no e-book “Ensino bilíngue e alfabetização - inglês como recurso de letramento na língua materna”.
Gostou? Compartilhe nas redes sociais: