19 out 2022

Entrevista com Vanessa Tenório, coidealizadora da Systemic Bilingual: um olhar geral para a gestão escolar

Redação Bett Blog
Entrevista com Vanessa Tenório, coidealizadora da Systemic Bilingual: um olhar geral para a gestão escolar

Nos dias 5 e 6 de outubro a Bett Brasil, maior evento de Educação e de Tecnologia da América Latina, que acontece anualmente em São Paulo, realizo a 3ª edição da Jornada Bett, em Recife (PE). O evento touxe importantes debates sobre Gestão Educacional, Inclusão e Diversidade e Transformação Digital nas instituições de Ensino básico do setor privado. O tema principal da Jornada será “Gestão escolar e inovação na aprendizagem: como lidar com os desafios?”.

No dia 5, Vanessa Tenório, coidealizadora da Systemic Bilingual, participou como palestrante, debatendo no Painel 2 o tema: “Por que o gestor escolar deve estimular desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI em uma escola inovadora?”

Entrevista com Vanessa Tenório, Coidealizadora da Systemic Bilingual

Bett Blog – De que forma a Systemic Bilingual atua em prol da gestão de escolas particulares e como ajuda gestores e mantenedores?

Vanessa Tenório, coidealizadora da Systemic Bilingual - a solução bilíngue que entregamos às escolas promove primordialmente o desenvolvimento de professores, pilar essencial para qualquer escola, para que eles, por sua vez, possam desenvolver os alunos. Trata-se de um desenvolvimento multidimensional, que engloba não apenas competências técnicas, mas várias outras necessárias para um bom desempenho no cenário mutante e desafiador que temos hoje em praticamente qualquer todo o mundo. Esse desenvolvimento que promovemos é amplamente documentado para que também sirva como uma ferramenta para a gestão. A área de educação bilíngue exige um conhecimento muito específico do qual as escolas nem sempre dispõem. Nosso papel é oferecer esse conhecimento e os meios para que o corpo docente da escola o aplique com excelência.

 

Bett Blog - Neste aspecto, como manter uma boa conversa com as famílias desde a matrícula? 

Vanessa Tenório, coidealizadora da Systemic Bilingual - esse diálogo com as famílias deve ser contínuo e por diversos meios, entre eles, reuniões, comunicados por e-mail, agenda escolar, atendimentos personalizados e divulgação do trabalho por mídias sociais.

 

Bett Blog - De que forma a Systemic Bilingual auxilia na promoção do corpo docente em seu desenvolvimento e para a aprendizagem de toda a equipe? 

Vanessa Tenório, coidealizadora da Systemic Bilingual - fazendo um trabalho profundo de formação e acompanhamento. Trabalhos superficiais e pouco constantes não surtem o efeito necessário para uma transformação de mindset, muitas vezes necessária para que a prática seja realmente impactada e leve aos resultados desejados dos estudantes, cujo desenvolvimento é o objetivo final de toda a equipe.

 

Bett Blog – Quais são as competências e habilidades do século XXI que o líder ou gestor escolar precisa estimular nas escolas e, em especial, para os alunos do Ensino Básico? 

Vanessa Tenório, coidealizadora da Systemic Bilingual - a complexidade da realidade atual traz desafios cada vez maiores no campo profissional, social, emocional. Enfim, atinge várias dimensões do ser humano. As transformações têm sido muito rápidas, com impactos na mente das pessoas que podem ser bastante significativos, levando a comportamentos por vezes inusitados, inesperados e até mesmo inexplicáveis. Isso demanda novas maneiras de lidar com as relações humanas e, portanto, é fundamental que se desenvolvam habilidades e competências tanto cognitivas quanto socioemocionais, que levem a um trânsito mais fluido e tranquilo nesse novo mundo. É preciso que a educação promova flexibilidade, análise crítica, autoconhecimento, respeito a si mesmo e ao outro, resiliência e autoconfiança para que os estudantes aprendam a lidar com as novas demandas da vida. Além disso, nesse mundo em que a informação se multiplica exponencialmente e se dissemina com uma velocidade assustadora, é preciso aprender a aprender para aprender sempre. Para isso, estimular a curiosidade é fundamental. E não podemos esquecer que é essencial que os estudantes desenvolvam a linguagem, o pensamento matemático e o pensamento digital de forma sólida. Isso é crucial! 

 

Bett Blog - Que tipo de gestão deve ser desenvolvida para promover uma escola inovadora? O que você destacaria como os passos mais importantes? 

Vanessa Tenório, coidealizadora da Systemic Bilingual - em primeiro lugar, é preciso que a liderança enxergue o incentivo às iniciativas inovadoras como estratégico para sua escola. Se essa for a visão, será preciso definir ações concretas para incentivar e recompensar essas iniciativas. Se não houver uma política bem definida, as iniciativas dependerão apenas da vontade de cada um que faz a escola. Para passar de acontecimentos aleatórios para uma prática incentivada, é preciso que haja uma política bem definida e disseminada entre toda a equipe para que passe a fazer parte da cultura da escola.

 

Bett Blog - Pensando no longo prazo, quais são os próximos passos da Systemic Bilingual para contribuir com o cenário educacional do país, em relação a novas soluções e serviços? Pode adiantar alguma novidade? 

Vanessa Tenório, coidealizadora da Systemic Bilingual - sempre trabalhamos em duas frentes: no curto prazo, a melhoria contínua das soluções que oferecemos e, no longo prazo, a oferta de soluções disruptivas para saltos qualitativos maiores, mas sempre com o único foco que importa: o desenvolvimento dos estudantes e de todos aqueles que são os agentes desse desenvolvimento.

 

Bett Blog – Por que a Systemic Bilingual decidiu participar da Jornada Bett em Recife? Qual a sua visão sobre o cenário educacional na Região Nordeste do país?

Vanessa Tenório, coidealizadora da Systemic Bilingual - nosso trabalho é cuidadoso e de excelência. É fundamental que possamos divulgá-lo da maneira mais ampla e profunda possível. Também é importante mostrar o nível de profissionalismo de todos os que fazem o Systemic Bilingual. A Jornada Bett em Recife nos ajudará nessa divulgação. O Nordeste do Brasil conta hoje com inúmeras escolas de qualidade. Como em outras regiões do país, um dos grandes problemas é mão-de-obra qualificada. Nosso trabalho, que tem foco no desenvolvimento de professores, contribui justamente para minimizar esse problema.

Tags

  • educação
  • Ensino Bilíngue
  • Futuro da Educacao
  • gestao educacional

Categories

  • Gestão Educacional
Voltar ao Bett Blog
Loading

Veja também

Loading