Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

1-2 Out 2025

Bett Blog

21 fev 2025

Evento promove reflexões sobre a participação da delegação brasileira na Bett Show UK, em Londres

Redação Bett Blog
Evento promove reflexões sobre a participação da delegação brasileira na Bett Show UK, em Londres
Educadores brasileiros compartilharam seus aprendizados na delegação Bett UK. Foto: Bett Brasil.
Encontro na FIAP reúne educadores para troca de experiências sobre a imersão educacional no Reino Unido; confira os destaques

Nesta quinta-feira (20), a Bett Brasil realizou o evento “Reflexões da Delegação Brasileira na Bett UK”, no campus da FIAP, em São Paulo. O encontro teve como objetivo compartilhar insights sobre a experiência de educadores brasileiros na Bett Show UK, maior evento de Educação e Tecnologia do mundo, e nas visitas técnicas a instituições britânicas de ensino.

Entre os palestrantes estavam Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional; Rebecca Rios, educadora e representante do Quizizz no Brasil; e Tiago Maluta, especialista em Inteligência Artificial da Fundação Lemann. A moderação ficou a cargo de Gabriel Kineippe, gerente de Projetos Especiais e Key Account da Bett Brasil. Os convidados compartilharam suas percepções sobre as práticas educacionais observadas em Londres, enfatizando aspectos como a autonomia dos alunos, o senso de comunidade entre professores e a participação das famílias no processo de aprendizagem.

Lilian Bacich enfatizou a importância da troca de ideias entre os integrantes da delegação e o público presente. Ela comentou que um dos pontos que mais marcou a sua experiência em Londres foi perceber como as escolas britânicas equilibram disciplina e autonomia, e que isso permite aos estudantes desenvolverem independência sob a mediação dos professores.

A diretora da Tríade Educacional exemplificou esse aspecto ao relembrar uma atividade prática em que crianças de seis e sete anos aprendiam a fazer fogo de forma controlada. “No Brasil, isso poderia gerar inúmeras preocupações das famílias, mas lá é visto como uma forma de aprendizado”, disse Lilian.

Palestrantes destacaram as experiências da delegação em Londres

Palestrantes destacaram os principais aprendizados da delegação brasileira em Londres. Foto: Bett Brasil.

Para Rebecca Rios, a imersão evidenciou o protagonismo dos estudantes. “Foi impressionante ver como os alunos são preparados desde pequenos para criar, liderar, falar em público e tomar iniciativas sem depender exclusivamente do professor”, pontuou. Segundo ela, um dos aspectos mais marcantes foi o envolvimento dos estudantes no dia a dia da escola. “Durante uma das visitas, fomos guiados por um professor e pelos próprios alunos, e descobrimos que os mais velhos atuam como tutores dos mais novos”.

Ao falar sobre a Bett Show UK, que reuniu mais de 35 mil pessoas este ano, Rebecca pontuou sobre a importância de um olhar equilibrado entre inovação tecnológica e desenvolvimento socioemocional. “Com a crescente adoção da inteligência artificial, é fundamental não perdermos de vista o fator humano”, frisou.

A educadora também chamou atenção para a importância do networking entre os integrantes da delegação brasileira. “Estar cercado de pessoas que acreditam na educação e querem trazer inovação para o Brasil é enriquecedor. Além disso, o fato de estarmos juntos durante a Bett UK, no lounge ou nos deslocamentos de metrô permitiam constantes trocas de insights rápidos em tempo real”.

Leia também:

Já Tiago Maluta abordou as tendências tecnológicas apresentadas na Bett Show UK. “Fui com um olhar muito intencional para a educação pública no Brasil, olhando para soluções de alfabetização e para o Fundamental II, e um dos pontos que mais me chamou atenção foi a abordagem estratégica do uso da tecnologia. Não se trata de inserir tecnologia por inserir, mas de aplicá-la com intencionalidade”, explicou.

A diretora geral da Bett Brasil, Claudia Valério, por sua vez, destacou que esta foi a primeira edição de um evento focado no pós-delegação Bett UK. “Nosso objetivo foi fomentar o networking entre os integrantes da delegação e permitir que quem não esteve em Londres conhecesse mais sobre a Bett Show UK e o sistema de ensino britânico. Além disso, foi uma forma de ‘esquentar’ o público para a Bett Brasil, que também traz inovações e soluções educacionais alinhadas às tendências globais”.

Ao final do encontro, foi aberto o debate com os participantes, que puderam tirar dúvidas sobre o sistema educacional britânico, além de realizarem um tour pelo campus da FIAP. O evento “Reflexões da Delegação Brasileira na Bett UK” contou com o apoio da Start by Alura.

Tour pela FIAP Tour para conhecer o campus da FIAP

Participantes do evento puderam conhecer as instalações do campus da FIAP, na Aclimação, em São Paulo. Foto: Bett Brasil

Delegação Bett UK 2025

Durante a imersão educacional em Londres entre os dias 20 e 24 de janeiro, mais de 200 educadores brasileiros visitaram instituições renomadas, como Oxford, Open University e King’s College. Um dos pontos de destaque foi o uso de tecnologias nas escolas britânicas: enquanto cada aluno conta com um dispositivo eletrônico para atividades acadêmicas, o uso de celulares é desencorajado dentro do ambiente escolar.

Sobre a Bett Show UK, os participantes ressaltaram a presença de marcas com soluções voltadas para avaliações educacionais e aspectos socioemocionais, o que reforça a necessidade de um equilíbrio entre inteligência artificial e o papel humano na educação.

Diante do mundo de inovações e tecnologias, os palestrantes destacaram o impacto do networking para a delegação brasileira, com trocas constantes de experiências que permitiram uma visão mais ampla sobre os desafios e soluções aplicáveis à realidade educacional do Brasil.

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Futuro da Educação
  • Gestão Educacional
Voltar ao Bett Blog
Loading