Fórum Ahead by Bett: empresas investem na união do ensino médio com o ensino profissionalizante
Na segunda edição, o Fórum Ahead by Bett abriu espaço para a discussão sobre a educação superior e profissional. No painel Participação das Empresas junto as Instituições de Educação Profissional, SENAI e de empresas como Aché, J&F e Stellantis apresentaram seus braços educacionais -- instituições de ensino criadas por cada uma com o propósito de formar jovens profissionais de nível técnico, unindo o ensino médio e o ensino profissionalizante.
Com ensino em período integral, essas empresas alinham a educação pública às estratégias de seus negócios e formam profissionais com as competências necessárias para o mercado de trabalho.
Foi assim com Laís, jovem de 18 anos, que relatou sua trajetória para uma plateia espantada com o seu desempenho. Aos 10 anos, a estudante da rede pública atendeu a um processo de seleção do Germinare Business, escola do Instituto J&F que tem o propósito formar jovens como administradores de empresas, os “tocadores de negócios”. A escola forma jovens aptos a gerenciar um negócio de R$ 1 milhão.
“Ao passar no processo migrei da rede pública para o ensino integral do Instituo J&F: ganhei um tablet e 29 novas matérias para estudar, entre elas Marketing, uma das que mais me identifiquei. O primeiro negócio que assumi foi a chamada Loja Educadora. Baseada na formação que recebi, em meses passei as vendas da loja de 17 para 65 mil reais”.
Com apenas 18 anos, e após passar por várias etapas do aprendizado, Laís já gerencia uma operação de R$ 700 mil na empresa.
O relato de Laís tangibiliza os resultados que as empresas têm alcançado com seus braços educacionais, que atuam em parceria com a rede pública de ensino.
Como uma escola de negócios, a Germinare Business, da J&F, une uma proposta de ensino simultaneamente técnica e acadêmica. A matriz curricular contempla os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que constituem a educação básica formal, e incorporam aulas de gestão de negócios, nas Academias de Negócios, que englobam commodities, varejo, marcas, finanças e negócios digitais.
“Ganha a sociedade, ganha o jovem, ganha a escola e ganha a empresa. Acreditamos que o crescimento das pessoas é o motor para o crescimento dos negócios”, disse Luizinho Magalhães, diretor da Faculdade e Novos Projetos do Instituto J&F (Grupo JBS).
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Gestão Educacional
- Metodologias de Ensino