Bett UK

20-22 Jan 2027

Bett Brasil

05-08 Mai 2026

Bett Asia

23-24 Setembro 2026

Bett Blog

10 fev. 2026

Governo lança Mapa Brasileiro da Educação Midiática

Redação Bett Blog
Governo lança Mapa Brasileiro da Educação Midiática
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Com mais de 226 iniciativas mapeadas em todo o país, plataforma fortalece a formação crítica e promove o uso consciente da mídia nas escolas

O Governo Federal lançou nesta terça-feira (10) o Mapa Brasileiro da Educação Midiática. A plataforma reúne 226 experiências de todo o Brasil, dando visibilidade a iniciativas de educação digital e midiática e aborda temas como desinformação, uso consciente de telas, internet e segurança digital, política, democracia, inteligência artificial, entre outros.

  • Confira o Mapa Brasileiro da Educação Midiática aqui.

O mapa é uma plataforma interativa que organiza e dá visibilidade a 226 iniciativas selecionadas em todas as regiões do Brasil. O projeto foi desenvolvido a partir de um processo colaborativo iniciado com a Consulta Pública sobre Educação Midiática, realizada entre 2023 e 2024, que recebeu 496 inscrições de escolas, universidades, governos locais e organizações da sociedade civil. Em 2025, a curadoria final foi consolidada com o apoio técnico do Governo do Reino Unido e do Porvir.

“O Mapa não é um repositório de boas práticas, mas é um instrumento de articulação política”, afirmou o diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Presidência da República, David Almansa, durante o lançamento. Ele explicou que a iniciativa é inédita no sentido de formar um certo intercâmbio de parcerias, trocas de experiências e diferentes perspectivas acerca da educação midiática.

A plataforma inclui projetos de governos, sociedade civil, escolas, universidades e veículos de mídia. São diferentes formatos e abordagens de todas as regiões. Dessa forma, ele complementa um conjunto de iniciativas que já acontecem e são articuladas através da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, como a implementação dos currículos de formação digital na educação básica. O mapa permite buscas por região, tipo de instituição, formato de aplicação e abordagem metodológica.

“A educação tem um componente importante para formar essa geração para ocupar os espaços digitais com responsabilidade, respeitando direitos, promover boas práticas e usar as ferramentas para o desenvolvimento sustentável, democrático e respeitoso da nossa nação”, afirmou.

Ele também destacou a importância da educação digital para a formação de uma sociedade mais democrática. Para ele, a internet trouxe a possibilidade de que qualquer pessoa possa se tornar um comunicador, mas também trouxe desafios. “Inicialmente, a desinformação e a falta de habilidade para usar os diferentes componentes midiáticos de uma forma mais acertada e mais crítica”, afirma.

De acordo com Almansa, a educação digital é o caminho para vencer essas barreiras. “Despertar, no conjunto da população, habilidades de uso crítico, consciente, assertivo, das mídias e do consumo da informação e da produção da informação faz parte do processo de construir uma sociedade mais apta a usar os mecanismos digitais e prevenir os golpes, as violências e tudo o que infelizmente vem acompanhado de negativo nesse desenvolvimento.”

O Brasil ocupa hoje a segunda posição no ranking mundial de ataques digitais e mais da metade dos brasileiros já foram vítimas de fraudes no ambiente virtual, com prejuízos que já somam quase R$ 5 bilhões. A pesquisa, do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (Iris), também mostra que as deepfakes cresceram mais de 800% no Brasil.

A iniciativa é uma parceria do Governo Federal, através da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Governo do Reino Unido e o Porvir (agência de jornalismo voltada à educação).

Fontes: MEC e Contee

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Gestão Educacional
  • Metodologias de Ensino
Voltar ao Bett Blog
Loading