"Inteligência artificial tem o potencial de ‘desrobotizar’ o trabalho do professor", diz Eduardo Giraldez
Em entrevista ao Conexão Bett, o chairman do Grupo Realms IP.TV, Eduardo Giraldez, abordou os impactos de novas tecnologias em sala de aula, o potencial da Inteligência Artificial (IA) em apoiar tarefas cotidianas dos professores e as soluções desenvolvidas pelo Grupo Realms IP.TV para contribuir com o aprendizado nas escolas.
Para Giraldez, a IA deve ser vista como uma ferramenta de apoio, comparável à introdução de outras inovações tecnológicas no passado. "Como qualquer tecnologia, ela assusta no começo, como foi com o primeiro computador, a internet, os sistemas de busca. Mas, no fundo, a Inteligência Artificial é mais uma ferramenta e deve ser encarada assim", afirmou.
Ele enfatiza o potencial da IA para aliviar o trabalho repetitivo dos docentes, permitindo que se concentrem em atividades mais significativas.
"Um estudo da McKinsey aponta que de 20% a 40% do tempo dos professores são gastos em tarefas administrativas, como a preparação de aulas e a correção de provas, por exemplo. Além disso, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostra que, no Brasil, um terço dos professores tem mais de 300 alunos e trabalha em mais de uma escola. Então, a IA vem como uma ferramenta para ajudar, não para substituir. Ela retira o trabalho braçal, ‘desrobotizando’ o ser humano", explica.
Giraldez também ressalta a importância da capacitação dos educadores para o uso dessas tecnologias. "Antes de adquirir qualquer tecnologia, é fundamental capacitar bem o professor, para que ele possa decidir o melhor momento para utilizá-la", considera
Assista ao episódio completo:
Sobre a plataforma desenvolvida pela edtech Realms IP.TV, lançada na edição 2024 da Bett Brasil, Giraldez descreveu a solução como uma ferramenta projetada especificamente para professores, focada em produtividade e facilidade de uso. "Criamos uma ferramenta na qual o professor não precisa ser um engenheiro de prompt. Ele pode criar resumos e planos de aula, apresentações, videoaulas, exercícios e até mini apostilas ilustradas, tudo com a possibilidade de fazer ajustes finais", afirma.
Um dos diferenciais da plataforma é a possibilidade de o professor criar um "clone" de si mesmo para interagir com os alunos. "O professor pode tirar dúvidas dos alunos por meio de sua própria inteligência artificial, com sua voz e imagem, monitorando as perguntas feitas e treinando sua entidade oficial para continuar interagindo de forma mais eficaz", explica Giraldez.
Além disso, a plataforma oferece funcionalidades adaptativas para os alunos. "O professor pode criar avaliações e, com base nos resultados, identificar micro habilidades que precisam de reforço. A IA gera novas questões de forma adaptativa, seja para a turma ou para um aluno específico", completa Giraldez.
Além do Youtube, o Conexão Bett também está disponível nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e Google Podcasts, entre outras e no portal do Educador21.
O programa de entrevistas é mais um espaço de diálogo da Bett Brasil com diversos especialistas, que trazem um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes e atuais do setor educacional. Ative as notificações na sua plataforma favorita para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Inovação