Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

1-2 Out 2025

Bett Blog

27 ago 2025

Jornada Bett Nordeste começa em Recife com palestras e exposição de soluções para a educação

Redação Bett Blog
Jornada Bett Nordeste começa em Recife com palestras e exposição de soluções para a educação
Foto: Bett Brasil
Evento reúne especialistas, educadores e gestores para debater inovação, inclusão e caminhos para uma nova aprendizagem; visitação é gratuita

A Jornada Bett Nordeste iniciou nesta quarta-feira (27), reunindo educadores, gestores e especialistas no Recife para dois dias de discussões sobre inovação, equidade e futuro da educação. Promovido pela Bett Brasil em parceria com o Sinepe-PE, a programação inclui três auditórios simultâneos, com a presença de mais de 60 palestrantes nacionais e internacionais, além de uma área de exposição com soluções, produtos e inovações com mais de 40 empresas do setor educacional.

A abertura oficial aconteceu às 11h, no auditório plenária, com a sessão “Uma Nova Aprendizagem para Construir Futuros Regenerativos”, mediada pelo jornalista Ciro Guimarães. O painel contou com a presença da diretora geral da Bett Brasil, Claudia Valério; o presidente do Sindicato das Escolas Particulares (SINEPE-PE), José Ricardo Diniz; e do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretário de Estado da Educação de Sergipe, José Sobral. Os convidados destacaram a necessidade de repensar práticas pedagógicas, fortalecer a colaboração entre redes pública e privada e criar estratégias inovadoras para os desafios futuros.

Na trilha Consciência, o painel reuniu a diretora pedagógica da Somos Educação, Tania Fontolan, e a coordenadora geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Mariana Filizola, para discutir o tema “Competências midiáticas para um mundo complexo e em constante mudança”. A palestra destacou a importância da educação midiática como ferramenta fundamental para que estudantes possam desenvolver pensamento crítico, analisar informações com responsabilidade e interagir de forma consciente.

“Se nós estamos preparando os nossos alunos para 2035 ou 2040, nós precisamos incorporar alfabetização digital e educação mediática nos nossos currículos de maneira orgânica, permanente e com regularidade ao longo dos 14 anos da educação básica”, afirmou Fontolan.

“A educação midiática não é mais um diferencial, mas uma competência essencial para formar cidadãos conscientes, capazes de lidar com os desafios da era da informação”, destacou Mariana Filizola, que abordou a importância da educação digital e midiática como responsabilidade compartilhada entre escola, governo e famílias, destacando que a formação de cidadãos críticos no ambiente digital é urgente. “Não adianta termos um sistema com superpotência de internet se não houver um planejamento pedagógico intencional para transformar essa conectividade em aprendizagem”, destacou.

Já na trilha Criação, o painel “Tecnologia para todos: Infraestrutura e equidade nas escolas” trouxe uma discussão sobre os desafios da conectividade e da inclusão digital no Brasil. O debate contou com a participação do diretor de Tecnologia e Inovação do FNDE, Delson Silva, e do cofundador e CBO da School Guardian, Leo Gmeiner. Foram abordados os desafios e as oportunidades para implementar políticas de conectividade nas escola. “A meta é promover equidade e inclusão digital, garantindo que a conectividade seja usada com intencionalidade pedagógica, garantindo a qualidade da educação que queremos para o país”, reforçou Delson Silva.

Na trilha Cuidado, o tema “Queremos protagonismo ou obediência? Repensando as relações na escola” trouxe uma dinâmica no formato “aquário”, em que os participantes puderam interagir diretamente com os palestrantes, criando um espaço de diálogo aberto e reflexivo. A roda de conversa foi mediada pelo coordenador de projetos educacionais da Cesar School, Bruno França, e contou com a participação da supervisora pedagógica da Escola Vila Aprendiz Luciana Beltrão e da CEO da Systemic, Vanessa Tenório.

“Não podemos esperar que os estudantes desenvolvam autonomia em um ambiente que valoriza a obediência cega. Precisamos criar espaços de escuta e corresponsabilidade”, destacou Vanessa Tenório. Além da necessidade de repensar os paradigmas da educação para garantir protagonismo estudantil, Vanessa ressaltou a importância de metodologias que favoreçam interações significativas, em vez de práticas baseadas apenas em memorização e repetição. “Na era da inteligência artificial, não faz sentido decorar informações; precisamos ensinar os alunos a usar, interpretar e criticar o conhecimento de forma ativa e contextualizada”, afirmou.

A palestra “Da Tecnologia à Internacionalização do Ensino: a Inovação na Educação do Recife”, realizada na trilha Consciência, destacou as mudanças significativas promovidas pela Secretaria de Educação do Recife por meio de políticas públicas inovadoras. O debate evidenciou como o uso pedagógico de tecnologias digitais, aliado à ampliação das experiências formativas através de programas de intercâmbio internacional, tem impactado o currículo escolar, a formação continuada de professores e as oportunidades educacionais dos estudantes da rede municipal.

A mesa contou com a participação do gerente geral de estratégias educacionais da Secretaria de Educação do Recife, Marcelo Dantas, e da gerente geral de Intercâmbio educacional Renata Serpa Vieira. “Estamos preparando nossos estudantes para um mundo conectado e sem fronteiras, garantindo que a tecnologia e a internacionalização sejam ferramentas para a equidade e a inovação no ensino”, afirmou Renata.

O primeiro dia da Jornada Bett Nordeste 2025 foi encerrado com a palestra da trilha de Criação com o presidente da Reimagine Education, Xavier Aragay. O especialista espanhol conduziu a discussão destacando a importância de fazer uma pausa para refletir e antecipar as mudanças que estão por vir em diversas áreas. “As transformações serão profundas. Precisamos liderar essa mudança educacional, enfrentar os desafios e as pressões, e apoiar professores e famílias para promover experiências inovadoras que tornem a educação das novas gerações uma realidade neste século de mudanças constantes e disruptivas”, afirmou Aragay.

Durante a palestra, o público conheceu experiências internacionais, propostas e novos métodos de ação, além de estratégias práticas para avançar na transformação educacional que já está em andamento em várias partes do mundo.

O segundo dia da Jornada Bett Nordeste acontece nesta quinta (28), das 10h às 19h, no Recife Expo Center e traz uma programação com debates, painéis e palestras voltadas para inovação e tecnologia no ensino.

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Gestão Educacional
Voltar ao Bett Blog
Loading