Microsoft aponta novos caminhos para a educação na Bett Brasil 23
A Microsoft, patrocinadora global da Bett, trouxe sua presença marcante para a Bett Brasil 2023. O evento, considerado o maior encontro de Educação e Tecnologia da América Latina, foi realizado de 9 a 12 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
A companhia apresentou em seu estande algumas soluções para professores e gestores de educação, com recursos para apoiar novas formas de ensinar, aprender e administrar instituições educacionais em um mundo em constante transformação.
Alguns dos destaques foram as tecnologias de aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além de casos práticos de aplicação em empresas que estão usando as ferramentas da Microsoft para aprimorar o desempenho dos alunos dentro e fora da sala de aula.
Durante o evento, visitantes puderam conhecer diferentes soluções da Microsoft, como o Progresso de Leitura, o Coach de Pesquisa na Web e o Speaker Coach. Para Vera Cabral, diretora de Skilling-Educação da Microsoft Brasil, as mudanças promovidas pela digitalização do mundo são uma oportunidade única para o setor educacional se reinventar.
“As instituições estão reavaliando e atualizando os processos de ensino, de aprendizagem e de gestão escolar com o apoio da tecnologia. O aluno de hoje não é o mesmo de alguns anos atrás. Por isso, para que a educação seja efetiva, todo a jornada do estudante precisa mudar também, com mais dinamismo e foco no desenvolvimento de habilidades requeridas para o mundo de hoje e do futuro”, disse a executiva.
Para dar suporte a essa transformação que o setor educacional vive, a Microsoft disponibiliza soluções que, com a incorporação de recursos modernos de Inteligência Artificial, ajudam a tornar processos de gestão mais efetivos, transparentes e confiáveis.
Na educação, as soluções disponíveis que também utilizam intensivamente a IA permitem que as instituições planejem jornadas personalizadas a cada turma e a cada estudante, gerando insights individuais ou sobre grupos de alunos, que permitem que o professor aufira a aprendizagem e possa definir estratégias específicas aos diferentes perfis de estudantes.
Portfólio de tecnologias Microsoft na Bett Brasil privilegia acessibilidade, equidade e inclusão
Todas as soluções desenvolvidas pela Microsoft são pensadas para atender aos requisitos de acessibilidade e inclusão desde o princípio. O recurso de Leitura Imersiva, por exemplo, contempla um conjunto ferramentas que têm por objetivo incluir todas as pessoas no processo de aprendizagem.
“Quando a tecnologia é inerente ao processo de aprendizagem, formamos alunos muito mais colaborativos, inovadores e preparados para o nosso mundo e para as profissões do futuro. Estamos entusiasmados para compartilhar as tecnologias que viabilizam novos caminhos para a educação”, explicou Vera Cabral.
Outras ferramentas apresentadas pela Microsoft na feira são:
A Open Education Analytics, uma comunidade gerenciada pela Microsoft, cujo objetivo é compartilhar soluções no setor educacional para promover melhores resultados de aprendizagem, por meio da inteligência de dados e análises geradas por IA.
O Microsoft 365 para Educação desenvolvido para ajudar os alunos a alcançarem seu máximo potencial dentro e fora da sala de aula. Ele faz parte do portfólio de soluções que reúne ferramentas essenciais para a colaboração entre alunos, professores e gestores escolares.
O Treinador de Leitura, que agora faz parte do Progresso de Leitura no Teams. Ele dá aos professores mais ferramentas para ajudar os alunos a avançarem na alfabetização e na educação de qualidade, incluindo recursos que auxiliam os que possuem dificuldade no aprendizado.
No âmbito da gestão, além de todo o conjunto das ferramentas de Business Applications, das plataformas de baixo ou nenhum código (No/Low Code) e de automação, vale conhecer a solução que abrange o conjunto do relacionamento do estudante com a instituição de ensino, desde as atividades acadêmicas, financeiras, de serviços, entre outras, propiciando uma experiência de gestão unificada.
Uma solução de realidade aumentada do Teams, que permite a criação de novos cenários de colaboração entre ambientes físicos e virtuais. A solução será demonstrada para o público exemplificando como ela pode ser utilizada para potencializar o ensino, gerando proximidade com a tecnologia desde as fases iniciais da educação e promovendo a inovação.
No campo do bem-estar e do cuidado com a saúde mental dos estudantes, o destaque fica com o Microsoft Reflect, um aplicativo que encoraja os estudantes a expressarem suas emoções no Teams e que ajuda professores e gestores a acompanharem o comportamento e estado socioemocional de cada aluno.
O Minecraft Education Edition também será destaque em uma experiência interativa no estande da Microsoft. O jogo, que estimula um processo de aprendizagem mais dinâmico e digital, conta com aspectos de raciocínio lógico, pensamento computacional e colaboração, além de ser conhecido por milhares de crianças e jovens, o que facilita a conexão com a ferramenta e gera o engajamento dos estudantes para aprender de uma forma mais interativa.
Reportagem publicada originalmente no portal Educador21.
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