Bett UK

22-24 January 2025

Bett Brasil

23-26 April 2024

Bett Asia

2-3 October 2024

Bett Blog

02 mai 2023

“Os livros têm o poder de transformar vidas”, afirma Tiago Silva, criador do projeto “Mochileiro pela Educação”

Redação Bett Blog
“Os livros têm o poder de transformar vidas”, afirma Tiago Silva, criador do projeto “Mochileiro pela Educação”
Um dos palestrantes da Bett Brasil, empreendedor social conta o que trará em seu painel e as expectativas para o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina


O empreendedor social Tiago Silva, criador do projeto “Mochileiro pela Educação”, será um dos palestrantes da Bett Brasil 2023, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, que acontecerá de 9 a 12 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). 

O empreendedor social viaja por cidades do Brasil distribuindo livros a escolas públicas, aldeias indígenas, quilombos, ONGs e grupos de jovens que encontra pelo caminho. Já foram 87 municípios percorridos, a maioria na região Nordeste, e quase 12 mil livros distribuídos ao longo desta trajetória.

“Eu acredito muito que a leitura é uma habilidade fundamental para o ensino e aprendizado de estudantes brasileiros. É por meio dela que os alunos têm contato a uma variedade de ideias, informações e perspectivas quem podem ajudá-los a expandir seu conhecimento e entendimento do mundo que o cerca”, afirma Tiago. Ele ministrará palestra inspiradora sobre “O legado de uma mochila”, no dia 12 de maio, às 17h, em auditório do Congresso Bett Brasil.

Faça a sua inscrição para o Congresso Bett Brasil

Confira a programação completa da Bett Brasil

Na entrevista, a seguir, o especialista fala sobre os principais pontos que abordará em seu painel, o impacto da iniciativa “Mochileiro pela Educação” e as expectativas para a Bett Brasil. Confira!

Bett Blog - Você será um dos palestrantes inspiradores da Bett Brasil 2023 e trará como tema “O legado de uma mochila”. Quais principais pontos serão abordados em sua palestra, o que pode adiantar para o público?

Tiago Silva - A palestra "O legado de uma mochila" é um momento de partilha. Nessa palestra, vou compartilhar com o público toda a minha trajetória desde quando a educação me salvou, passando pela criação do "Mochileiro pela educação", até os dias atuais. 

O case Mochileiro pela educação é um grande exemplo de como construir uma trajetória de aprendizados. Durante a palestra, serão transmitidas as estratégias para consolidar o negócio social Mochileiro pela Educação e buscar se especializar, aprender, reaprender, reconstruir a maneira de pensar, redescobrir a forma de fazer diversos processos para manter a solidez da jornada pela educação. 

Além disso, a palestra mostrará a importância de buscar parcerias para fomentar o desenvolvimento de processos inovadores dentro do negócio social, o resultado das ações do projeto e tudo aquilo que compõe o negócio de impacto social Mochileiro pela Educação.

Construir algo importante, como um legado, é um compromisso altruísta com o futuro, e tem sido essa a máxima do mochileiro pela educação e suas ações baseadas no ODS 4. A responsabilidade pessoal empregada requer um esforço cujo valor só será mesmo calculado com o passar do tempo. É essa a mensagem principal da palestra “O legado de uma mochila”. 

Ao final da palestra, espera-se que o público-alvo possa ter noção básica sobre a criação de um projeto de negócio de impacto social na educação que utiliza os livros para atingir metas importantes do ODS 4. Entenda a consolidação e as estratégias de um negócio de impacto, perceba que projetos de impacto social e ambiental nascem ainda na escola, intensifique apoio para projetos de negócio de impacto, sobretudo no âmbito da educação, link os objetivos de desenvolvimento sustentáveis, principalmente o ODS 4 - Educação de Qualidade. 

Espera-se também que os participantes criem sua visão de futuro com convicção pessoal, resiliência e autoconfiança para lidar com as adversidades, além de disposição para se engajar por uma causa. Sabendo que apenas a visão em retrospectiva permitirá o tamanho do legado construído. 

Bett Blog - Em sua longa trajetória, você tem uma ampla atuação na distribuição de livros para escolas públicas, ONGs, aldeias indígenas, quilombos e grupos sociais de jovens. Como você avalia a importância da leitura no ensino e aprendizado de estudantes no país?

Tiago Silva - Eu acredito muito que a leitura é uma habilidade fundamental para o ensino e aprendizado de estudantes brasileiros. É por meio da leitura que os alunos têm contato a uma variedade de ideias, informações e perspectivas quem podem ajudá-los a expandir seu conhecimento e entendimento do mundo que o cerca.

Além disso, a leitura é uma habilidade primordial no desenvolvimento da fluência verbal e escrita, também aprimora a capacidade interpretativa de textos e fortalece a criatividade e a imaginação. Sem contar no desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo assim, que os alunos questionem e analisem as informações que estão lendo e formem suas opiniões. 

Os livros têm o poder de transformar vidas de diversas maneiras. Eles servem como ferramenta importante para a educação e para o desenvolvimento pessoal, auxiliando na aquisição de novas habilidades e conhecimentos valiosos. Além disso, os livros são fonte de inspiração e motivação, principalmente para que é oriundo de uma realidade menos favorecida, como no meu caso. Os livros me ajudaram a encarar desafios pessoais e me ajudaram a entender o mundo que me cercava. 

Em suma, é importante que os que todos entendam que a leitura é uma habilidade fundamental que podem transformar vidas e que pais e educadores incentivem jovens e crianças a lerem, oferecendo acesso a uma ampla variedade de livros e materiais de leitura. 

Bett Blog - Na sua visão, quais são os principais desafios educacionais atuais e quais caminhos podem ser seguidos para o avanço da educação no Brasil?

Tiago Silva - Na minha visão, existem diversos desafios educacionais atuais que precisam ser enfrentados para melhorar a qualidade da educação no Brasil. Alguns desses desafios incluem: garantir que todas as crianças e jovens o país tenham acesso à educação de qualidade, independentemente de sua localização geográfica, origem socioeconômica ou condição física, garantir que a educação oferecida seja de alta qualidade, com currículos atualizados, professores capacitados e recursos adequados, reduzir as desigualdades educacionais entre diferentes regiões do país e entre diferentes grupos socioeconômicos, incorporar a tecnologia de forma efetiva na educação, para tornar o aprendizado mais interessante, envolvente e personalizado e melhorar a formação inicial e continuada dos professores, para que possam oferecer uma educação de qualidade e adequada às necessidades dos alunos.

Para avançar na educação no Brasil, é preciso investir em políticas públicas que abordem esses desafios de forma integrada e sustentável. Algumas medidas que poderiam ser adotadas seriam: investir na formação e valorização dos professores, ampliar o acesso à educação, através da criação de mais escolas e universidades, incorporar a tecnologia de forma efetiva na educação, por meio do desenvolvimento de recursos educacionais digitais, desenvolver políticas de inclusão, para garantir que todas as crianças e jovens tenham acesso à educação e estimular a participação da comunidade na educação.

Essas são, em minha visão, apenas algumas das medidas que poderiam ser adotadas para melhorar a educação no Brasil. Isso ajudaria substancialmente a educação do nosso país.

Bett Blog - O tema central da Bett Brasil 2023 será “Educação e Trabalho para Novos Futuros”. Você poderia falar sobre o que esse tema significa para você?

Tiago Silva - Para mim, o tema "Educação e Trabalho para Novos Futuros" representa a necessidade de repensarmos a forma como educamos e preparamos as pessoas para um mundo em constante transformação.

É necessário estar atento para mudanças constantes que acontecem em tempo recorde. Por isso, a aprendizagem ao longo da vida é fundamental. É necessário que as pessoas estejam sempre se atualizando, aprendendo e desenvolvendo novas habilidades. Outro ponto importante é sobre o empreendedorismo, este, que por meio da educação empreendedora e da inovação deve ser sempre incentivado, isso para que as pessoas criem oportunidades que podem mudar suas vidas.

Também chamo atenção para a inclusão e diversidade, que devem ser valorizadas. É importante garantir que todas as pessoas tenham acesso às mesmas oportunidades de educação, independentemente de sua origem socioeconômica, gênero, raça ou condição física.

Outro ponto importante é no que diz respeito à tecnologia. Ela pode ser uma aliada, mas não pode substituir o papel do professor. A tecnologia pode ser uma ferramenta importante para o aprendizado e aprimoramento das habilidades, mas não deve ser vista como uma solução completa, pois o papel do professor é fundamental para orientar e incentivar os alunos em seu processo de aprendizagem. 

Em resumo, o tema “Educação e Trabalho para Novos Futuros” pede uma reflexão sobre processos de aprendizagem e a forma como educamos e preparamos pessoas para lidar com as constantes transformações. É incentivar a aprendizagem ao longo da vida, a cultura empreendedora, a inclusão e a diversidade, além de utilizar a tecnologia como uma aliada, mas sem perder de vista a importância e o papel do professor. 

Bett Blog - Ao fim, quais são suas expectativas para a Bett Brasil? 

Tiago Silva - Eu estou muito feliz em participar da Bett Brasil e contribuir com o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina. Além de levar toda minha experiência acumulada em 10 anos de atuação com meu projeto Mochileiro pela Educação, quero também aprender muito com os maiores especialistas em educação da América. 

Sei que esse momento será de grande importância, pois, a Bett Brasil é o local onde todos se reúnem para debater os desafios da educação para os próximos anos e propor soluções para esses desafios. Tenho certeza de que será um momento valioso, inspirador e único. Pessoalmente falando é a realização de um sonho, ao receber o convite, eu fiquei muito feliz e compreendi que nossas atividades estão contribuindo para um futuro melhor na educação. 

Aprender e compartilhar. Esse será meu pensamento estando na Bett Brasil. Tenho certeza de que será inesquecível e que sairemos do evento ainda mais fortes e com muito mais esperança de que a educação transforme mais e mais vidas pelos rincões do Brasil. 

Contagem regressiva

A Bett Brasil está chegando! De 9 a 12 de maio, estão programadas mais de 160 sessões, incluindo painéis expositivos, rodas de conversa, palestras inspiradoras e workshops, com a participação de mais de 280 especialistas, dialogando sobre os caminhos e perspectivas para o futuro da educação.

A partir do tema central "Educação e Trabalho para Novos Futuros", o evento abordará os seguintes eixos temáticos: Educação Básica (Currículo, Tecnologia, Avaliação, Desenvolvimento de Educadores, Aprendizagem e Diversidade) e Ahead by Bett (Empregabilidade, Hibridismo, Inovação, Formação Inicial e Curricularização da Extensão). Serão oito auditórios discutindo estes assuntos, além do Fórum de Gestores, Bett Conect@, Bett Startups e demais atrações. 

Para participar, faça seu credenciamento gratuito para área de exposição da feira ou sua inscrição para acompanhar as palestras do evento aqui.

 

Gostou? Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Futuro da Educação
  • Metodologias de Ensino
Voltar ao Bett Blog
Loading