Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

2-3 Out 2024

Bett Blog

03 mai 2024

Protagonismo do estudante em alta na Bett Brasil 2024

Conteúdo de parceiro: Educador21
Protagonismo do estudante em alta na Bett Brasil 2024
Parceria entre Bett Brasil, Instituto Criar e CESAR School possibilitou abrir um espaço especial para captar o olhar e a voz dos estudantes sobre a inovação e a tecnologia na educação

Os estudantes finalmente ganharam voz e protagonismo na Bett Brasil. Na sexta-feira (26), 24 estudantes tomaram um dos palcos do evento no painel "Qual educação queremos?”. O grupo participou do projeto “Juventude Bett - Agentes Transformadores", que reuniu estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas para explorar tendências e inovações educacionais durante quatro dias, em uma iniciativa colaborativa entre Bett Brasil, o Instituto Criar e a CESAR School.

Nove alunos, divididos em três grupos, representaram os 24 estudantes das escolas Lourenço Castanho, Escola Estadual Antônio de Lisboa e Escola Estadual Mauro de Oliveira. “Nossos grupos foram divididos respeitando a pluralidade de culturas e de realidades, e é isso que dá a graça e o toque especial nesse projeto. Então, tivemos pessoas de escolas públicas, de escolas técnicas e escolas particulares e foi o que gerou esse debate que a Bett Brasil, o Instituto Criar e a CESAR School viabilizaram. Essa preocupação de valorizar o estudante nesse papel é muito importante porque, afinal, uma feira e congresso desse tamanho reverberam nos estudantes”, disse o aluno Daniel.

Os meninos e meninas apresentaram os vídeos que produziram com suas percepções sobre o futuro da educação com base no que presenciaram nos quatro dias de Bett Brasil. Confira os temas escolhidos pelos estudantes para explorar durante o evento.

  • “Como a oportunidade gera possibilidade de acesso à Educação” - grupo 1: considerou o lugar de fala do estudante que, lutando por seus direitos, pode criar ainda mais acessibilidade gerando oportunidades e com qualidade.
  • “Acesso à educação” - grupo 2: abordou as dificuldades de deslocamento até a escola. A reflexão dos estudantes passou pela acessibilidade de qualidade, que pode proporcionar mais oportunidades de acesso, respeitando a individualidade de cada estudante.
  • “A discrepância no ensino” - grupo 3: mostrou que existe uma diferença no acesso às tecnologias disponíveis. Além disso, os estudantes falaram sobre os tipos e metodologias de ensino, aplicação de tecnologias e a relação entre o aluno e o professor, que causa enorme impacto no dia a dia dos estudantes.

A aluna Sofia, da Escola Lourenço Castanho, disse que o projeto Juventude Bett - Agentes Transformadores reforça o protagonismo dos alunos: “A presença dos estudantes numa feira de educação tão grande como a Bett Brasil é extremamente importante para termos representatividade, tanto com os professores como com as instituições que aqui estão”. Já Helena, aluna do Lourenço Castanho, disse que ver outras vidas e histórias foi o que mais a impactou. “Conviver com pessoas de realidades diferentes e conhecer novas realidades é o que levo de mais importante nestes dias. Consegui conversar com pessoas diferentes, com distintas visões, defendendo um propósito em comum”, compartilhou.

Estudantes e futuros professores também ganham protagonismo na Bett

Na 29ª edição da Bett Brasil, em parceria com o Instituto Singularidades, que oferece cursos de graduação focados em pedagogia, aconteceu o projeto Guardiões do Diálogo. Nesta ação, estudantes de pedagogia do instituto atuaram como apresentadores e facilitadores dos painéis dentro dos auditórios de conteúdo, proporcionando fluidez e o dinamismo nas sessões do evento.

Segundo Claudia Costin, presidente do Instituto Singularidades, o projeto é uma iniciativa muito interessante e importante, porque permite que futuros professores atuem como mediadores. “Essa parceria entre o Instituto Singularidades e a Bett Brasil, já vem de alguns anos, mas só agora que surgiu essa ideia de, em vez de termos mestres de cerimônia, termos estudantes de pedagogia atuando nesse contexto, aprendendo e, ao mesmo tempo, trazendo inovação e dinamismo para o evento”, disse Claudia Costin.

O professor José Manuel Moran também ressaltou a importância de ações como essa para o futuro da educação. “É maravilhoso reconhecer e divulgar professores inspiradores, projetos relevantes, mostrando que é possível educar com qualidade, engajar os estudantes, desenvolver metodologias ativas com diversas tecnologias. Isso mostra exemplos concretos de que estamos avançando cada vez mais, mesmo que ainda falte muito para a realização de uma escola de qualidade para todos”, disse o educador.

Reportagem publicada originalmente no portal Educador21.

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Futuro da Educação
Voltar ao Bett Blog
Loading