Bett UK

22-24 January 2025

Bett Brasil

23-26 April 2024

Bett Asia

2-3 October 2024

Releases

09 mai 2023

Inteligência Artificial na Educação e Novo Ensino Médio são pautas de destaque no primeiro dia da Bett Brasil

Assessoria de Imprensa
Inteligência Artificial na Educação e Novo Ensino Médio são pautas de destaque no primeiro dia da Bett Brasil
Evento acontece até sexta-feira (12) no Transamerica Expo Center, em São Paulo

Embora não seja um conceito novo, afinal existe desde a década de 1950, a Inteligência Artificial ganhou mais destaque no último ano. Isso porque a tecnologia agora passa a ser generativa, ou seja, trabalha a partir de banco de dados e pode prever padrões, fornecendo respostas rápidas e precisas. A popularização do ChatGPT estimulou, no ambiente educacional, o debate sobre o papel da tecnologia no ensino e a forma como esse tipo de inovação impacta o aprendizado. O assunto foi o tema escolhido para a primeira palestra da Bett Brasil 2023, que começou nesta terça-feira (9), em São Paulo.

Em um painel especial realizado pela Microsoft, parceira global da Bett, especialistas apresentaram as diversas formas possíveis de integrar Inteligência Artificial no currículo escolar. “A Inteligência Artificial é disruptiva, não permite mais que as coisas sejam feitas como antes. É preciso transformar”, enfatiza Vera Cabral, diretora da Microsoft e moderadora do painel “ChatGPT e Open AI - A transformação da Educação agora se impõe”. 

Durante o encontro, Silvia Scuracchio, diretora pedagógica e head de inovação da Escola Bosque, apresentou os cases de sucesso da escola em relação à aplicação da tecnologia. A unidade utiliza IA em diferentes plataformas que funcionam como aceleradores de aprendizagem. Ela cita como exemplos programas de leitura avançada, treinador de discursos, fluência em leitura, gerador de imagens, entre outros. 

ChatGPT

“Temos várias soluções que deixam o aprendizado mais fluido, por exemplo, o Speaker Coach, que é um software de Inteligência Artificial que avalia entonação, ritmo, refinamento e dificuldade de palavras, contribuindo diretamente no aperfeiçoamento da escrita e da fala em público. Assim como as tecnologias facilitam o nosso dia a dia, elas podem facilitar também o ensino”, destaca Silvia. 

Outro ponto enfatizado pelos palestrantes é a necessidade de ensinar os alunos quais perguntas devem ser feitas para obterem melhores resultados nas buscas. Além disso, ferramentas do tipo promovem a autonomia do estudante e estimulam a curiosidade. “O conceito desenvolvido hoje pela empresa é de que não somos mais usuários, mas pilotos e copilotos. O foco é usar a Inteligência Artificial para gerar um aproveitamento de 100% em plataformas e softwares que não sabemos operar em sua totalidade”, explica Ricardo Wagner, diretor de marketing e operações da Microsoft ao apresentar o Microsoft 365 Copilot aos presentes.

Quando questionados sobre o papel do professor, os palestrantes foram enfáticos: não existe substituto para o professor, mas existem ferramentas facilitadoras. “O professor tem o papel de educar com senso crítico, de analisar, fazer comparativos, utilizar atividades que mesclem ensino tradicional com tecnologia. O uso da Inteligência Artificial deve compor o ensino”, ressalta Scuracchio. Já Vera Cabral completou: “Não devemos ter medo, devemos transformar. Tecnologia não é inimiga, é aliada”. 

Novo Ensino Médio

Uma das pautas atuais mais recorrentes na área de Educação é em torno do Novo Ensino Médio. O assunto foi abordado na programação do primeiro dia do Congresso Bett Brasil 2023. A presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), Maria Helena Guimarães de Castro, explicou o histórico desde os primeiros debates sobre a ideia de estruturar um Novo Ensino Médio (NEM) em 2003, partindo do ponto que o Brasil é o único país no mundo onde o Ensino Médio é engessado e igual para todos, até chegar a implementação do NEM no ano passado.

Para ela, atualmente o maior entrave para a implementação do NEM foi a falta de coordenação nacional em relação às propostas e de definição sobre o modelo do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no final de 2021 pelo Ministério da Educação (MEC) do governo anterior. “A revogação total do NEM está descartada porque já está sendo implementada no país inteiro. Agora, é importante essa abertura do MEC atual para as discussões sobre o aperfeiçoamento do NEM”, disse Maria Helena.  

NEM

Katia Smole, diretora-executiva do Instituto Reúna, comentou que o Brasil não tem tradição de fazer reformas na Educação que sejam disruptivas como é o NEM, que tem como um dos pontos mais importantes a centralidade no jovem ao permitir o planejamento do seu projeto de vida com o apoio da escola. Ela aponta que formar uma ‘escola de escolha’ que oferece diferentes itinerários formativos nas quatro áreas do conhecimento, na educação profissional e em disciplinas eletivas é um aspecto que não pode ser mais alterado. Entretanto, é preciso a definição de um mapa de implementação mais efetivo e coordenado no país. “A formação inicial e continuada dos docentes para prepará-los para essa ‘escola de escolha’ é também essencial”, destacou Katia. 

ensino médio

Também presente no painel, a diretora pedagógica e presidente da EDUCARE e Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (ANEBHI), Maria Inês Fini, complementou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma normativa que permite um amplo espectro para a organização dos itinerários formativos do NEM. Já sobre o modelo do ENEM ela defende que seja realizado um questionário integrado de primeira fase com áreas básicas e um itinerário de núcleo comum para a segunda fase. “Falta só fazer, porque como nós já sabemos!”, finalizou Fini.

Mindfulness para educadores

A carreira de professor está entre as 10 profissões mais estressantes do mundo, dada as responsabilidades e dimensão das atividades envolvidas. Pensando nisso, a Bett Brasil trouxe para a edição de 2023 um debate especial sobre a saúde mental dos educadores. 

Daniela Degani, fundadora da MindKids, e Sandra Regina de Almeida Moura, secretária de Educação de Tarumã, dividiram com os presentes um case aplicado no município, que conta com uma rede de ensino pública de 2.200 alunos e 120 docentes. "É preciso cuidar do professor para que ele possa cuidar do aluno", destaca Daniela.

educação

De acordo com a secretária de educação, a ideia de aplicação do método surgiu a partir de uma palestra da qual a gestora assistiu em outra edição da Bett Brasil. "Vale destacar a riqueza de conteúdo do evento. Foi aqui que conheci a Daniela e decidimos iniciar o projeto na minha cidade, que deu muito certo e hoje é um sucesso", explica Sandra.

O método mindfulness estimula a concentração e o melhor controle das emoções. Daniela explica aos presentes que a técnica hoje é uma prática eficaz e reconhecida pela comunidade científica. "Comumente associam meditação a práticas religiosas, mas ela está além disso. Hoje já temos estudos científicos que comprovam sua atuação benéfica diretamente no córtex central, o que estimula o foco, a concentração e a compreensão das emoções".

Palestras Inspiradoras 

Para fechar o dia, a Bett Brasil apresentou uma série de palestras inspiradoras com referências da área de Educação. Entre eles, o jornalista Iberê Thenório, criador do canal Manual do Mundo, no Youtube. “Em 2018 fiz uma promessa maluca de construir um submarino no período de um ano”, disse Thenório. Ele contou sobre toda a experiência de pesquisa para a construção que resultou em muitas dúvidas, como a escolha de um material resistente o suficiente para suportar a pressão da água e a construção de um protótipo em tamanho real feito de papelão e cola quente para calcular o espaço de confinamento.

Iberê

O projeto da embarcação levou quatro anos para ficar pronto e foi testado no mar de Paraty, no Rio de Janeiro, em setembro de 2021. “Descemos três vezes por 12 minutos e deu tudo certo, apenas uma goteira na minha cabeça”. O jornalista fez um paralelo de toda a experiência com a cultura maker e porque finalizar a construção do submarino não foi o melhor resultado alcançado, e sim os quatro anos de aprendizado compartilhado sobre várias aplicações da física na vida real. “Passamos anos em salas de aula para nos preparar para o futuro e esse processo de aprendizado precisa ser legal. Isso porque são os melhores anos da sua vida”, finalizou. 

Emoções humanas e a conexão com o avanço da Inteligência Artificial foi o tema da palestra de Rossandro Klinjey, co-fundador e embaixador da Educa. O especialista abordou a necessidade do autoconhecimento para o bom uso das tecnologias. “Imagine que uma unidade de Inteligência Artificial equivale a milhões de seres humanos. É a maior disruptura da história, por isso, necessitamos nos conhecer bem para explorar o melhor e não o pior dessa tecnologia”, explica.

Rossandro

Rossandro trouxe aos educadores a reflexão: Como eu tenho manejado a minha vida emocional? Eu tenho intimidade comigo mesmo? Na ocasião, ele alertou a todos sobre os perigos do piloto automático. “Hoje vemos muitos casos de burnout, famílias sem apoio, pessoas que desistem da vida. Tudo isso em um mundo hiper tecnológico, do qual muitas vezes seguimos no piloto automático. É importante lembrar: todas as respostas estão dentro de nós mesmos e temos que ter cuidado, pois é muito fácil se perder de si mesmo”.

A rodada de palestras inspiradoras contou ainda com Tião Rocha, diretor presidente do CPCD - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, que palestrou sobre escolas como comunidades de aprendizagem; Já “Parâmetros da nova inteligência mundial: Artificial & Emocional juntas: como tirar o melhor proveito desta combinação!” foi o tema da palestra de Emilio Munaro, vice-presidente da Anebhi - Associação Nacional de Educação Híbrida. Dado Schneider, doutor em Comunicação pela PUC-RS e especialista na Geração Z, abordou a discussão “O futuro mudou... bem na minha vez”. Enquanto Luciano Meira, coordenador de Ciência e Inovação da Proz Educação, falou sobre pequenas mudanças, grandes transformações para o âmbito da Educação. 

tiãoLuciano

A Bett Brasil acontece até sexta-feira (12) no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Os interessados em visitar a feira podem se credenciar de forma gratuita diretamente no evento.

Bett Brasil 2023

Data: 9 a 12 de maio
Local: Transamerica Expo Center (São Paulo).
Horário: 9 às 19 horas.
Site: Bett Brasil
Agenda/Programação Completa: Clique aqui

Sobre a Bett Brasil

A Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Parte da série global Bett Show da Hyve Group, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado. A Bett visa inspirar, discutir o futuro do segmento e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos.

Sobre a Hyve Group

A Hyve Group foi criada em 1991 e hoje é uma das líderes mundiais na organização de exposições, conferências e eventos internacionais. A principal visão estratégica da Hyve Group é criar o portfólio mundial de eventos alicerçados em conteúdo de qualidade, proporcionando uma excelente experiência e ROI (retorno sobre o investimento) para seus clientes. A Hyve se esforça para realizar e oferecer os melhores serviços aos clientes em todo mundo, independentemente da localização. Colocando expositores e visitantes como principal foco, e impulsionando o crescimento sustentável de seus investidores. A Hyve Group é uma empresa pública, listada na Bolsa de Valores de Londres desde 1998.

Informações para a Imprensa:

Coletivo da Comunicação

Valeria Bursztein
+55 11 9 9104-2031
valeria@coletivodacomunicacao.com.br 

Arucha Fernandes 
+55 13 9 9768-3476
arucha@coletivodacomunicacao.com.br    

Berlitz Comunicação 

Ricardo Berlitz 
+55 11 9 9645-2067 
berlitz@berlitzcomunicacao.com.br

Veja mais
Loading