ABED alerta para risco de retrocesso e ausência de professores em mais de 3 mil municípios
A partir da próxima terça-feira, 23 de abril, o Expo Center Norte será palco das principais discussões educacionais da América Latina, com a realização da 29ª Bett Brasil. O evento acontece até 26 de abril e conta com a participação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) nos quatro dias. Além do estande na G 174, a ABED fará palestras, workshops e mesas-redondas com o objetivo de discutir a qualidade da modalidade a distância, o contexto atual brasileiro e alertar para o risco de o país viver um perigoso retrocesso no acesso à educação. Caso se concretize a proibição da modalidade para cursos de licenciatura, mais de 3 mil municípios brasileiros não formarão mais professores.
O risco está relacionado ao parecer do Conselho Nacional de Educação, que não foi homologado, mas que propõe a extinção dos cursos de licenciatura na modalidade a distância com exigências que inviabilizam a EaD no país, o que também impactará na vida de milhões de alunos que não terão a única opção de acesso ao ensino superior. O presidente da ABED, João Mattar, pede que resolução seja revista: “O CNE definiu 50% de carga horária presencial sem apresentar justificativas”
“A EaD cresceu muito após a pandemia. E todo crescimento acentuado é acompanhado por avaliações de qualidade. Mas existe uma desconfiança muito grande da modalidade no mundo todo, não apenas no Brasil. E todos vêm trabalhando para mudar essa percepção. A ABED defende a criação de um selo de qualidade, com critérios claros”, pontua. Segundo Mattar, se for homologado o parecer e houver a suspensão dos cursos de licenciatura, “a tendência é que os problemas educacionais aumentem porque a modalidade presencial não é capaz de absorver as demandas atuais dos alunos, em termos estruturais”, complementa.
Tendência mundial a ser discutida no 29º CIAED, em setembro, em Brasília
Segundo Mattar, a tendência mundial é pelo fim da dualidade entre as modalidades. “A educação híbrida será cada vez mais presente, mesmo na educação básica. Não será mais possível viver a dualidade e sim modelos com uma mistura de atividades presenciais e a distância. A maioria dos países está construindo esse futuro. O trabalho tem sido colaborativo entre o presencial e a EaD. Tanto que teremos um congresso, em setembro, o 29º CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância), de 15 a 18 de setembro, em Brasília, para trazer um panorama da Europa, EUA, Oceania, América Latina e Caribe, com os resultados dessa combinação, do ponto de vista da qualidade”.
Outros temas da ABED na Bett Brasil
- Diretora de Ética e Qualidade, Betina von Staa – Painel “O futuro do EaD na educação brasileira”
- Diretor de Relações Internacionais, Alex Sandro Gomes – Painel “Sistemas de aprendizagem construídos pela inteligência artificial com foco na melhoria de desempenho”.
- Conselheira de Ética e Qualidade, Karen Sasaki – Palestra “Práticas docentes mediadas por tecnologia”
- Conselheira de Ética e Qualidade, Karine Tomelin – Workshop “A importância da criação de ambientes inovadores”
Serviço:
Bett Brasil 2024
23 a 26 de abril de 2024, das 9h às 19h
Expo Center Norte
Estande ABED G174 (Espaço dos Expositores)
Visitação gratuita
Informações à imprensa - FíCC PRESS - Assessoria de Imprensa da ABED
Fabiola Ietto - 11 97299 6142
Thainá Santos - 11 95344 6717