Ecoa Circular estreia na Bett Brasil para levantar a discussão sobre Economia Circular nas salas de aula do País
A Bett Brasil este ano contará com a participação do Ecoa Circular, novo projeto educativo sobre economia circular e gestão de resíduos sólidos, liderado pela ABIVIDRO, associação das indústrias de vidro do País. O projeto já está em execução nas Redes de Ensino Estaduais da Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de vários outros municípios, por meio de parcerias firmadas com as Secretarias de Educação desses Estados.
O Brasil tem uma produção de resíduos sólidos por habitante semelhante à de países europeus, porém o padrão de descarte está abaixo do ideal. Segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza) de 2023, cada brasileiro gera cerca de 343 kg de resíduos anualmente, sendo que 40% desse montante são descartados inadequadamente, e apenas 4% são reaproveitados ou reciclados.
Diante dessa realidade preocupante, o setor vidreiro se mobilizou para criar um projeto de educação ambiental focado em temas como economia circular e hábitos de consumo, destinado aos Ensino Fundamental II e Ensino Médio, para a conscientização dos jovens sobre a importância da correta destinação dos resíduos gerados por todos, dentro e fora de casa, levando-os à reflexão sobre o papel de cada um.
O Ecoa Circular tem como proposta estimular o pensamento crítico, em um modelo de aprendizado baseado em design thinking, que leva os alunos a desenvolverem soluções práticas para o desafio dos resíduos, transformando as práticas cotidianas dos estudantes e suas comunidades. Os planos de aulas estão alinhados com as competências e habilidades exigidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e tem como guia central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).
O programa é composto por quatro etapas: COMPREENDER, por meio de imersão no tema e vivências que visam conectar o aluno com a questão dos resíduos sólidos; SONHAR, fase de discussão e aprimoramento de ideias para solução do problema; CRIAR, em que os alunos irão desenvolver um protótipo para a solução encontrada; e PARTILHAR os aprendizados, para inspirar e engajar mais gente nessa discussão.
Além disso, o projeto conta com o curso “Ecoa Circular para Educadores”. O programa de 20 horas é 100% online e tem por objetivo capacitar os professores que aderirem ao projeto, dando dicas para a condução das atividades do Ecoa Circular e fazendo uma imersão nas metodologias pedagógicas utilizadas ao longo da jornada. Composto por videoaulas, atividades e e-books, cada educador que realizar o curso receberá um certificado de conclusão para progressão de carreira.
"O Projeto Ecoa Circular surgiu de um desejo e inquietação do setor vidreiro de plantar uma semente de transformação. A sustentabilidade, fator intrínseco no dia a dia do setor, é a peça-chave para a transformação do nosso futuro, e não há jeito melhor de garantir uma mudança significativa do que pela educação. Queremos ensinar hoje, para que o amanhã seja melhor. Precisamos de jovens inovadores e que pensem no desenvolvimento sustentável, queremos ver essas novas vozes ecoarem."- Lucien Belmonte, presidente executivo da Abividro.
Os professores e profissionais da área de educação interessados em engajar os jovens nessa discussão poderão conhecer de perto o projeto durante a Bett Brasil, no estande Ecoa Circular, localizado na rua J 96.
O acesso ao material didático do professor, bem como uma série de orientações, como videoaulas e inspirações para os debates em classe é feito pelo site ecoacircular.com.br. Todo o material é gratuito. No site, o professor terá acesso a planos de aula e atividades prontas para desenvolver com os alunos e acesso a treinamento oferecido pelos organizadores do projeto.
A Bett Brasil 2024 acontece de 23 a 26 de abril no Expo Center Norte.
Mais informações em http://www.ecoacircular.com.br
Informações à imprensa na Profession Comunicações
Daniela Bonacorso: daniela@profession.com.br / 11 99659 4647
Isa Melaragno: isa@profession.com.br / 11 98224 9804