Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

2-3 Out 2024

Releases Expositores 2024

01 abr 2024

Inteligência artificial será usada para avaliar fluência leitora de estudantes

Elefante Letrado Hall: Hall 1 Stand: F70
Inteligência artificial será usada para avaliar fluência leitora de estudantes
Plataforma de Leitura Elefante Letrado

A edtech gaúcha Elefante Letrado criou um sistema de avaliação da fluência leitora, que promete revolucionar a maneira como esses testes são aplicados no país. Os exames têm o objetivo de aferir a velocidade e a acuidade da leitura de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. No método atual, após a gravação da leitura de um texto, o professor recebe o áudio e avalia a fluidez de leitura do estudante.

Esse modelo de correção leva tempo, precisa ser feito de forma manual e está sujeito a distorções. Como cada examinador possui critérios distintos, os resultados podem apresentar grandes variações. Já a ferramenta de inteligência artificial, realiza a gravação, dispensa a presença de avaliadores e uniformiza o processo.

O sistema, que realiza seu processamento automaticamente,  apresenta o resultado do teste de forma imediata ao professor. O resultado indica se a fluência leitora do aluno está de acordo com as expectativas de aprendizagem para o ano de escolarização.

Para a criação da ferramenta, a empresa solicitou que um grupo de professores avaliasse cerca de 5 mil áudios de leitura. Os resultados foram utilizados para a realização de "aprendizagem de máquina", ou seja, a inteligência artificial “aprendeu” como professores reais avaliam a fluência leitora de seus estudantes.

A Diretora Executiva da Empresa, Mônica Timm de Carvalho, diz que a ferramenta é uma aliada no combate ao analfabetismo funcional em nosso país. "Existe um grande contingente de brasileiros com mais de 15 anos, que não conquistou as habilidades de compreensão leitora. O teste, ao ser aplicado ao longo do ano letivo com função diagnóstica, formativa e somativa, irá identificar sucessos e falhas no processo de aprendizagem da leitura já nos primeiros anos da escolarização, possibilitando ações corretivas no processo de ensino”, diz.

Sobre a Elefante Letrado:

A plataforma de leitura e ferramentas pedagógicas Elefante Letrado está presente em 17 estados e em 6 países. Já são mais de 25 milhões de livros lidos nas quase 8 mil escolas que utilizam a plataforma, impactando a vida de mais de 2 milhões de estudantes. São disponibilizadas obras de diferentes gêneros textuais (contos, poesias, crônicas, fábulas, entre outros), classificados de acordo com os níveis de proficiência do leitor. Os estudantes fazem seu próprio percurso de leitura, escolhendo entre títulos variados e avançando nos níveis à medida em que realizam jogos de compressão leitora, que estão alinhados aos descritores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mais detalhes no site www.elefanteletrado.com.br.

https://www.youtube.com/watch?v=04Nzv0H7LDI
Veja todos
Loading