Investidores apostam no potencial da Recickla
A start up de educação ambiental Recickla está costurando parcerias fundamentais no sentido de alcançar sua meta de crescimento: atingir 0,5% do mercado em 2026, impactando direta e indiretamente mais de 360 mil pessoas.
Desde o início do mês, a start up carioca fundada em 2019 para se dedicar à educação ambiental faz parte do portfólio da Dome Ventures, Corporate Venture Builder GovTech que nasceu com o propósito de transformar o futuro das instituições públicas no Brasil.
A Dome é um ecossistema de inovação que cria soluções, conecta empresas e compartilha conhecimento. O compromisso da GovTech, “a construção de um setor público mais eficiente e conectado”, vem ao encontro e é complementar ao trabalho da Recikla.
A Recickla também foi uma das 80 selecionadas - entre 1700 start ups avaliadas - para o Ciclo InovAtiva de Impacto 2024.1, programa de aceleração gratuito para empresas inovadoras, de base tecnológica, que têm como missão gerar impacto social ou ambiental positivo.
Criado em 2013, o InovAtiva é uma plataforma de apoio às startups e à inovação empreendedora do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Seu portfólio abrange programas de aceleração de empreendedores com projetos inovadores, mentorias de negócios, eventos de conexão e inovação aberta, cursos à distância, além de uma extensa rede de mentores e colaboradores voluntários espalhados por todo o país.
Quem é a Recickla
Fundada e dirigida pela engenheira química especializada em gestão ambiental Carolina Machado, a Recickla atua desde 2019 com metodologias ativas e conteúdos educacionais alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.
O portfólio da Recickla inclui Conteúdo educacional (atividades, vivências, projetos e materiais sobre temáticas ambientais relevantes, para alunos da creche ao Ensino Médio); Capacitação de professores, gestores e equipes escolares para serem agentes de mudança na temática ambiental, em formato presencial ou à distância; Palestras ministradas por Carolina Machado, com objetivo de mobilizar para a mudança de hábitos, colocando cada um de nós como protagonista por um mundo mais sustentável; Implementação de Espaços Conceito, onde os participantes colocam a mão, entendendo a questão das mudanças climáticas e explorando o conceito de economia circular; e Camp de Imersão Ambiental, ministrado em português ou inglês, onde os participantes, por meio de trilhas, studio maker, estações de trabalho e momentos de reflexão e troca, adquirem conhecimento e desenvolvem habilidades socioemocionais.