Bett UK

22-24 January 2025

Bett Brasil

23-26 April 2024

Bett Asia

2-3 October 2024

Releases Expositores 2024

12 abr 2024

OrCam MyEye, a mais avançada tecnologia para auxiliar pessoas com deficiência visual, promove inclusão escolar

Mais Autonomia Hall: Hall 1 Stand: L82
OrCam MyEye, a mais avançada tecnologia para auxiliar pessoas com deficiência visual, promove inclusão escolar
Estudante da rede municipal de Salvador é auxiliado na leitura de texto com o dispositivo OrCam MyEye
Dispositivo de visão e inteligência artificial offline tem auxiliado estudantes cegos e com baixa visão em várias escolas pelo Brasil;

São Paulo, fevereiro de 2024 - A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva é a representante exclusiva do OrCam MyEye no Brasil. Dotado de tecnologia revolucionária, o dispositivo oferece independência às pessoas cegas ou com baixa visão. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há mais de 250 milhões de pessoas com deficiência visual em todo o mundo. No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que essa população é de 582 mil cegos e 6 milhões de pessoas com baixa visão. E, em sua maioria, elas têm acesso mais restrito à educação, à cultura e ao mercado de trabalho.

 

“Cerca de 80% das atividades que realizamos no dia a dia estão relacionadas à leitura. O OrCam MyEye proporciona, como ferramenta de visão artificial, o acesso à informação, esteja a pessoa onde estiver, e sem a necessidade de conexão à internet”, avalia Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia, empresa que tem como missão disponibilizar no país o que existe de mais avançado no mundo para pessoas com deficiência.

 

O Orcam MyEye consiste em uma câmera inteligente intuitiva que pesa apenas 22,5 g e mede 7,6 cm por 2,1 cm. Acoplada à armação dos óculos do usuário, é capaz de detectar textos em português e inglês, seja em livros, revistas, jornais, cardápios, documentos, placas de ruas, textos no celular, tablets e computadores, embalagens, letreiros de lojas e placas indicativas, por exemplo. Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto; permite escolher entre voz masculina e feminina; e tem comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura - tudo isso offline.

 

O aparelho consegue ainda identificar cores e tonalidades, reconhecer pessoas e gêneros, rostos, informar a data e hora com um simples gesto de girar o pulso, cédulas de dinheiro (reais, dólares e euro) e identificar produtos pelo código de barras. Após o reconhecimento, retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário.

 

O executivo explica que o Orcam MyEye amplia as possibilidades dos deficientes visuais no mercado de trabalho, permitindo que ocupem funções até então desafiadoras e oferecendo mais independência. “Uma pessoa cega pode, com o uso do aparelho, trabalhar de maneira mais adaptada em diversas funções. Para o recepcionista de uma empresa, por exemplo, o dispositivo auxilia revelando quantas pessoas estão à sua frente, se são homens, mulheres, meninos, meninas ou crianças e, caso já seja alguém cadastrado, o aparelho informa o nome por meio da identificação memorizada”, completa. O Orcam MyEye possibilita também o desenvolvimento de pessoas com dislexia, déficit de leitura ou analfabetismo.

 

O OrCam MyEye pode ser financiado em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas, através do Banco do Brasil. A Mais Autonomia também representa oficialmente no Brasil a bengala WeWALK Smart Cane, pensada especificamente para o dia a dia das pessoas com deficiências visuais. Ela alerta o usuário, por meio de vibrações em sua alça, sobre obstáculos inesperados na altura do peito e da cabeça, obstruções no caminho e vias estruturais de ruas e calçadas, por exemplo. Se conectada a um smartphone, via bluetooth, pode ser integrada ao Google Maps ou a softwares de assistência de voz para compreender os arredores e orientar sobre lojas, restaurantes, farmácias ou qualquer conveniência próxima. Mais que uma tecnologia, a WeWALK é um movimento social.

 

Mais informações sobre os produtos estão disponíveis no site www.maisautonomia.com.br.

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0jZ790oE4Dg

Fotos: https://bit.ly/Orcam_fotos

 

Exemplos de inclusão

 

“Com o OrCam MyEye, consegui pela primeira vez folhear livros em uma livraria. Difícil descrever a sensação porque muitas vezes não valorizamos nossa liberdade de escolha, que de tão simples, esquecemos de lembrar. Isso é inclusão. Poder escolher uma ou várias formas para ter acesso a leitura”, afirma Marina Guimarães, escrevente do tribunal de Justiça e bailarina da associação Fernanda Bianchini - Ballet de cegos.

 

“Vai ajudar na escola porque eu não vou precisar mais de auxiliar – é só eu olhar para o livro, apontar ou apertar o play, que ele vai ler para mim”, comenta Giulia Rodrigues, filha do jogador Roger, da Ponte Preta.

 

"A tecnologia do OrCam MyEye é fantástica e eficaz. A OrCam conseguiu juntar em um único equipamento tudo aquilo que a gente busca em vários aplicativos no celular", João Anadão, analista de sistemas do Banco Itaú.

 

"Um dos meus sonhos era sentar em um trem do metrô ou ônibus e abrir o meu livro ou revista para ler como qualquer um. Hoje, graças a Deus e a tecnologia da OrCam posso fazer isto”, relata Jucilene Braga, psicóloga e coaching.

 

Em 2018, a prefeitura de São Paulo adquiriu dispositivos Orcam MyEye para todas as 54 bibliotecas do município. Juntas, elas possuem acervo de 5 milhões de títulos e proporcionam um gigantesco exemplo de programa de inclusão que democratiza o acesso de pessoas com deficiência visual, dislexia ou dificuldade de leitura à cultura, à educação, à vida social e ao mercado de trabalho. Em 2022, dada a demanda, a prefeitura de São Paulo ampliou a aquisição para atender a população em suas bibliotecas e pontos de leitura.

 

O governo no estado do Paraná também investiu no dispositivo para os 147 estudantes cegos da rede estadual de ensino. Segundo palavras do governador Carlos Massa “nós temos que criar uma escola universal, dando ferramenta para os alunos que precisam de algum tipo de auxílio, terem a mesma capacidade e oportunidade. Queremos dar a oportunidade para disputarem em grau de igualdade com os demais. E o que estamos fazendo é dar essa ferramenta para eles disputarem em grau de igualdade e serem competitivos no mercado de trabalho quando se transformarem em adultos. Mas, acima de tudo, eu tenho certeza de que com essa ferramenta eles vão passar a ser mais felizes, que é o nosso objetivo”. O projeto que foi implementado pela Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, comandada pelo secretário Marcelo Rangel que declarou “através dos dispositivos, os alunos terão acesso a informações e oportunidades de aprendizado semelhantes às dos demais colegas. Essa inovação promove inclusão e mais acesso à educação, cultura, lazer, assistência social, aprendizagem e qualificação profissional".

 

Desde 2020 até 2021, o governo do Estado de Goiás adquiriu dispositivos Orcam MyEye para todos os 152 alunos com deficiência visual do estado. Disponibilizados em sistema de comodato pela SEDUC-GO ao aluno até a conclusão do ensino médio em suas escolas das redes municipais e estaduais.

Em 2021, a Prefeitura de São José dos Campos, no estado de São Paulo, adquiriu 100 dispositivos OrCam para os alunos com deficiência visual matriculados em suas escolas.

Sorocaba também adotou o caminho de uma educação mais acessível, disponibilizando 50 dispositivos para os alunos cegos ou com baixa visão do município.

 

O governo do Estado da Bahia também está investindo em acessibilidade educacional: já foram contemplados cem alunos com o dispositivo e a meta para 2022 é atender os demais alunos cegos ou com baixa visão do estado.

 

A palavra dos especialistas

 

A oftalmologista Juliana Sallum, professora do Departamento de Oftalmologia da Unifesp e diretora do Instituto de Genética Ocular, diz que o OrCam MyEye é uma ferramenta excelente para melhorar o dia a dia dos pacientes. “Devolver a capacidade de leitura inclui na sociedade a pessoa com deficiência visual”.

 

“O OrCam MyEye tem um potencial de aplicação enorme, não só para deficientes visuais, mas também para pessoas com transtorno de desenvolvimento e com dificuldade no processo de leitura, seja por distúrbios cerebrais ou por problemas de aprendizagem. Leve, funcional e prático, o aparelho amplia a qualidade de vida das pessoas que tem necessidades específicas relacionadas a dificuldade de decodificação visual”, relata Mauro Muszkat, coordenador responsável e criador do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (NANI) do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP.

 

Os fundadores

A OrCam foi fundada conjuntamente por Amnon Shashua, professor da Universidade de Jerusalém e pelo empreendedor Ziv Aviram, atual CEO da empresa. Em 1999, eles idealizaram um carro autônomo, que não causasse acidentes e garantisse segurança ao volante ao criarem a startup Mobileye. Referência no universo da inteligência artificial, a startup foi vendida no início de 2017 por 15,3 bilhões de dólares para a INTEL, valor mais alto já pago na história israelense para uma empresa de tecnologia.

 

Durante suas pesquisas, os sócios conseguiram desenvolver um algoritmo que possibilita a detecção de objetos no campo da visão de uma câmera. Em 2010, a tecnologia de inteligência artificial criada por eles foi aplicada para humanos com a criação da startup OrCam. A missão da OrCam é  aproveitar o poder da visão artificial e da tecnologia vestível para ajudar pessoas com deficiência visual. Com um valor de mercado de 1 bilhão de dólares, o dispositivo está presente em mais de 60 países.

 

Sobre a Mais Autonomia

A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva é a representante exclusiva da WeWALK Smart Cane no Brasil. Focada em proporcionar mais independência às pessoas com deficiência visual, a empresa já vende com exclusividade o Orcam MyEye, revolucionário dispositivo vestível de visão artificial. Ambos os produtos podem ser financiados em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas. www.maisautonomia.com.br.

 

Informações à imprensa

Mais Autonomia Tecnologias Assistivas
(11) 9.7061-2134
Cleiton de Sousa – evento@maisautonomia.com.br
 

https://www.youtube.com/watch?v=2Py90l9XAkY
Veja todos
Loading