Recickla lança material didático de educação ambiental na Bett Brasil
A Recickla, startup de educação ambiental sediada no Rio de Janeiro, vai participar pela primeira vez, como expositora, da Bett Brasil. O maior evento de inovação e tecnologia para a educação na América Latina acontece entre os dias 23 e 26 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.
Fundada e dirigida pela engenheira química especializada em gestão ambiental Carolina Machado, a Recickla atua desde 2019 com metodologias ativas e conteúdos educacionais alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.
Presente com um stand, a Recickla trará uma novidade para o evento: o pré-lançamento do material didático de Educação Ambiental para alunos do Ensino Fundamental I (do 1° ao 5° ano). Único no Brasil focado exclusivamente em educação ambiental, o livro Nossa Jornada, além do conteúdo alinhado à BNCC, trabalha competências e habilidades fundamentais para que os alunos e equipes escolares sejam protagonistas na transformação ambiental para alcançar o desenvolvimento sustentável.
A Recickla está levando para a Bett outras ações para criar engajamento em torno da educação ambiental. Uma delas é plantar uma árvore para cada pessoa que passar pelo stand da start up e postar um story com a hashtag #recicklanabett. Um pacote de consultoria em educação ambiental foi criado exclusivamente para a Bett. E os professores que visitarem o stand vão receber de forma gratuita uma atividade de educação ambiental para ser aplicada na escola.
Fora do Stand, a Recickla será apresentada aos principais players da educação no país na palestra ‘Educação Ambiental na prática: desafios e oportunidades para escolas’, onde Carolina Machado vai apontar caminhos possíveis para que as nossas escolas exerçam um papel de protagonismo como agentes de mudança.
Carolina conta que a Recickla realizou sua prova de conceito no município de Rio das Flores (RJ). “A ideia era provar que a educação ambiental seria capaz de mobilizar a população para participar ativamente dos projetos ambientais do município, como a coleta seletiva de resíduos. Os resultados foram expressivos e levaram o município do último lugar no índice ICMS ecológico em 2019 ao 38º (entre 92 municípios) em 2022. Decidimos então buscar o caminho do crescimento para a Recickla quando participamos da Rio Innovation Week em 2022 e pudemos realizar pitchs para grupos de investidores e falar sobre nossa vontade de escalar o negócio. A participação na Bett é um passo importantíssimo na continuidade desse caminho”, diz a CEO da Recickla, que trabalha com a meta de atingir 0,5% do mercado em 2026, impactando direta e indiretamente mais de 360 mil pessoas.
Dentro desse processo, a tecnologia é vista como uma ferramenta fundamental. Uma pesquisa da National Training Laboratories Institute for Applied Behavioral Science (o NTL Institute, fundado em 1947, é referência em psicologia comportamental) mostra que a taxa média de retenção do aprendizado quando colocamos o que aprendemos em prática, retemos em torno de 90%. Por outro lado, retemos apenas 10% do que lemos e 20% do que ouvimos em uma aula tradicional. A tecnologia então pode ser utilizada como uma aliada da prática, dentro e fora da sala de aula, estimulando professores e alunos no processo ensino-aprendizagem e contribuindo para a maior apreensão do conhecimento. Além disso, pode otimizar a capacitação de educadores, que já começam a ser formados à distância.