Piraporiando leva o debate da diversidade dentro da escola em painel da Bett Educar 2022
A Piraporiando, edtech que atua na promoção da educação para a diversidade, preparou uma programação especial para a retomada da Bett Educar 2022 - um dos maiores eventos de tecnologia educacional da América Latina - que acontece de 10 a 13 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
No estande da Piraporiando profissionais de educação poderão conhecer as obras literárias criadas pela Piraporiando, escritas por Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, que abordam a diversidade e outras soluções para escolas como as Trilhas Literárias, o Programa de Educação para Diversidade voltada para formação continuada da comunidade escolar.
Especialmente no dia 12/05, a edtech faz a mediação de mesas com a temática ‘Educação e Diversidade na Prática’ com a presença de especialistas que abordam caminhos para trabalhar a diversidade dentro da escola. Serão os seguintes temas e palestrantes:
- Educação para a diversidade na prática 10h00 às 11h00, com os especialistas:
Sarah York - educadora, trans e travesti. Deficiente visual e graduada em Letras e Pedagogia, Msc em Educação – ProPEd/UERJ, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a dissertação intitulada ‘Tia, você é homem? Ativista pelos direitos LGBTQI+, faz parte da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) no Brasil.
Alexsandro Santos - graduado em Letras e em Pedagogia, mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP e doutorado em Educação pela USP. É pesquisador em estágio pós-doutoral junto ao Programa de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB).
- Aliados pelo respeito às diferenças 12h00 às 13h00, com os especialistas:
Maurício Moniz - escritor, pai da Ana Clara e escritor. Começou a escrever na pandemia para fugir da depressão e até o momento escreveu 3 livros.
Doani Bertan - pedagoga com pós-graduada em Educação Especial; Libras; Psicopedagogia; Prática e Interpretação de Libras Avançada com Ênfase na Elaboração de Material Didático Bilíngue Português/Libras. Atua como professora bilíngue de alunos surdos e ouvintes, idealizadora e responsável pelo canal Sala 8 e finalista do Prêmio Global Teacher Prize 2020.
- Abordagem Inclusiva com uso da Tecnologia 14h00 às 15h00, com os especialistas:
Klaus Schlünzen Junior - Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação e doutor em Engenharia Elétrica, ambas pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Inclusão Digital e Escolar, Tecnologias na Educação, Educação online e híbrida, e Aprendizagem Organizacional.
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen - graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora adjunta voluntária na UNESP e professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação.
Lançamento de livro - A Piraporiando lança durante a Bett Educar 2022 seu sétimo livro "As Aventuras de Nirobe na Terra do Não”. O livro aborda a inteligência emocional entre as crianças e conta a história de um garoto que convive com todos os sentimentos e tem problemas ao lidar com o Não, um personagem observador e que desperta muitas emoções em Nirobe.
Sobre a Piraporiando - A Piraporiando é Edtech que cria conteúdos e experiências educacionais antirracistas, antibullying, de promoção de equidade voltada à diversidade – temas importantes e urgentes tratados sem preconceitos e com muito afeto. Seu programa Trilhas da Diversidade, promove a formação de professores e estudantes nos temas da educação antirracista e letramento racial, educação antibullying, antipreconceito e promotor da equidade de gênero.
O trabalho da Piraporiando já alcançou 22 estados do Brasil, além de países
como a Alemanha, Argentina, Peru, Suíça, Colômbia e Espanha. Foi eleita em 2019 uma das EdTechs de maior impacto no cenário da educação - Liga Insights EdTech em parceria com a F, Saint Paul, Kroton, Ser Educacional, Adtalem, CEL.LEP, ESPM dentre outros e em 2021 foi considerada uma das 343 empresas do Brasil integradas aos requisitos de ESG, pela ACE. Signatária do Pacto Global da ONU, seu trabalho já alcançou 122 mil estudantes.
Informações à imprensa:
Flávia Domingues // EfeMais Comunicação //21 98449-4041 // flavia@efemais.com
Chay Mendes // 21 98368-5584 - imprensa@efemais.com