Loading
Janine Rodrigues

Janine Rodrigues

Fundadora, Piraporiando Edtech

Escritora e educadora, fundadora da Piraporiando - Educação para a diversidade, que cria experiências e conteúdos antirracistas, antibullying, antipreconceito e de promoção da equidade de gênero, considerada uma das 10 Edtechs mais importantes da América Latina.
Formada em Gestão Socioambiental com especialização na mesma área pela UFRJ. Eleita pela Forbes uma das 12 pessoas negras inovadoras que estão elevando a qualidade da educação no Brasil. Considerada pela Forbes uma das 13 mulheres brasileiras que estão trabalhando em prol da equidade na educação. Cursou “Racismo na Infância: uma forma de maus tratos'', no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade. Eleita pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) uma das maiores lideranças em diversidade e educação da América Latina e Caribe.

Roteirizou a releitura de A Bela Adormecida, peça teatral, sucesso de público e crítica. Roteirizou o curta experimental de animação O filho do vento, participante de 14 festivais de cinema . Autora de 7 livros, começou a escrever aos 8 anos de idade.

Atuou por 12 anos junto a comunidades tradicionais, principalmente população ribeirinha, quilombolas, indígenas e pequenos agricultores. Conselheira na Bett Brasil - Maior evento de educação e tecnologia da América Latina. Head do Hub de Educação do Civi-co. Premiada pela Sociedade Europeia de Belas Artes, Áustria, e pela Academia de Letras de Rosário, Argentina. Prêmio Heloneida Stuart 2018. Prêmio Tarsila do Amaral - 2020. Seus livros estão presentes em 12 países. Consultora e palestrante nas temáticas da educação, diversidade, sustentabilidade e equidade social.