Bett Talks: iniciativa revela histórias inspiradoras na educação
Com o objetivo de inspirar a comunidade educacional, o Bett Talks foi uma das atrações apresentadas na 29ª edição da Bett Brasil, maior encontro de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina.
Por meio do projeto, educadores de todo o país puderam compartilhar suas experiências pessoais e profissionais ligadas ao setor educacional para o público ao longo dos quatro dias de evento.
“Sabemos que existem diversas realidades no universo da educação e acredito que a seleção dos palestrantes do Bett Talks foi precisa em mostrar essas realidades. Tivemos fundadores de startups, professores da educação infantil, educadores de jovens, coordenadores no projeto EJA, pessoas que superaram situação de vulnerabilidade apoiados por processos educacionais, entre outros. Cada experiência de vida marca a nossa trajetória única e compartilhá-la pode incentivar o outro a seguir em frente”, destacou o educador socioemocional do Instituto Signativo, Tiago Gusmão, que atuou como mediador das apresentações do Bett Talks.
O Bett Talks contou, ao todo, com 16 participantes, que inspiraram o público com histórias de cidadania, inclusão e aprendizado. A pedagoga, psicopedagoga e CEO do Conexão Educadora, Bruna Felix, comentou sobre como foi a experiência de ser uma das educadoras que subiu ao palco.
“A Bett Brasil não é apenas um evento - é um acontecimento. Subir no palco do maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina é transformador, pois desafia e incentiva. Além disso, proporciona a oportunidade de conhecer e criar conexões com pessoas engajadas na educação. Participar do Bett Talks foi uma realização pessoal muito grande, porque sempre frequentei a Bett Brasil como congressista e estar no palco, gerou uma sensação maravilhosa que nunca vou esquecer”, disse Bruna.
Com formação em pedagogia, Bruna fez especialização em psicopedagogia dividindo o seu tempo entre atendimentos em consultórios e salas de aula em escolas. Ela relatou que as duas experiências profissionais foram muito importantes para compreender e resolver questões em ambos os ambientes. Neste contexto, a professora criou o Conexão Educadora, uma mentoria para escolas sobre Educação Respeitosa, abordando o poder das conexões nos ambientes escolares e como as histórias de vida podem transformar e enriquecer o outro.
Leia mais:
- Inscrições abertas para a Jornada Bett Nordeste
- Como a educação pode liderar as transformações sociais? Baixe e-book gratuito
- “É preciso sonhar com um novo futuro educacional”, disse Xavier Aragay durante o Bett Meeting - Fórum de Gestores
A professora e integrante do Núcleo de Educação a Distância da Faculdade de Extrema (Faex), Tamyres Silva, foi outra voz que teve a oportunidade de compartilhar a sua história. “A experiência de participar do Bett Talks agregou muito para a minha vida pessoal e profissional. Pude me inspirar através dos colegas participantes e ter a oportunidade de estar em mais um ano da Bett Brasil de maneira mais íntima, podendo circular por todo evento como palestrante, firmar parcerias e amigos e uma rede de contatos importantíssima”, afirmou Tamyres.
Para o Bett Talks, Tamyres contou sua trajetória de educação iniciando os estudos em uma escola rural, passando pelos desafios do Ensino Superior até finalizar o seu Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí, e ainda, a nova graduação que está cursando em Psicologia. Ela relatou o seu interesse por projetos direcionados para os estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de ampliar as suas chances de continuar os estudos após esta etapa.
Gusmão, como mediador das apresentações no auditório, revelou que dois pontos principais chamaram a sua atenção. “A audiência se percebeu nas histórias compartilhadas pelos palestrantes e se entregaram, não foram raros os momentos de gargalhadas e de lágrimas conforme as histórias de superação eram contadas. Depois da apresentação, o engajamento continuou alto com palestrantes cercados por educadores para fotos e troca de experiências”, disse ele.
Outro ponto percebido pelo mediador foi a formação de um senso de comunidade entre os palestrantes. “Organizei os palestrantes em um grupo de WhatsApp quase um mês antes do evento para troca de percepções e dúvidas. Eu não esperava que esse grupo criasse um ambiente de suporte e acolhimento. Isso trouxe segurança e conforto aos palestrantes, permitindo liberdade para trazer as suas histórias sem julgamento. Esse grupo é muito ativo até hoje, com indicação de trabalhos entre as pessoas e participação cruzada em diferentes iniciativas - um grande sucesso de comunidade”, destacou o educador.
Já Bruna e Tamyres foram enfáticas ao declarar a torcida para que a iniciativa seja renovada por muitas edições. “Essa iniciativa é importante pois traz ao diálogo muitas vozes, que juntas, transformam o cenário educacional brasileiro. Muitas vezes não somos ouvidos, não vemos pessoas podendo compartilhar as suas realidades e nem sequer podendo contatar uma rede com outros educadores. Espero que o Bett Talks dure muitas edições, pois além de participar, foi um prazer assistir todos os amigos que conhecemos nessa jornada”, ressaltou Tamyres.
E Bruna finalizou: “É uma iniciativa que dialoga com a educação, porque educar é dar vez e voz a todos. Dar esse espaço para quem está no chão da escola faz a realidade ecoar e, assim, conseguirmos criar soluções, estruturas e ações mais potentes e positivas para a educação”.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Estratégias de Aprendizagem