Delegação Bett UK: encontros em universidades aprofundam conhecimento de práticas pedagógicas
No segundo dia de atividades da Delegação Bett UK, em Londres, os educadores e gestores brasileiros foram divididos em diferentes agendas, de acordo com o perfil e interesses. As visitas a escolas continuaram, para que todos possam ver na prática como funciona a educação britânica. Instituições como Cardinal Vaughan Memorial School, St John XXIII Catholic Primary School, St Joseph's Catholic Primary School, Wellington Primary School, Cubitt Town Primary School, King's College London, University College London e Lansbury Lawrence Primary School abriram suas portas para os membros da delegação.
Houve também a chance de refletir sobre o que foi visto nas escolas durante conversas em instituições de ensino superior no período da tarde. Na Escola de Negócios da UCL (University College London), um grupo de cerca de 30 brasileiros discutiu temas como Inteligência Artificial e sustentabilidade na educação. Professores da UCL também explicaram seus propósitos institucionais e se mostraram abertos para futuras parcerias com brasileiros.

Delegação brasileira presente na University College London. Foto: Bett Brasil.
“Nosso propósito é desenvolver tecnologia criativa de forma a sermos um espaço de transformação global. Temos trabalhado em agro-tech, desigualdades, vida urbana”, citou James Jennings, gerente de parcerias da instituição. Ele apresentou alguns estudos de caso, incluindo uma parceria com a Embrapa e contou que há intenção da UCL de criar um “Centro de Ideias” no Brasil.
Leia também:
- Delegação Bett UK: visitas promovem intercâmbio cultural entre Brasil e Inglaterra
- Delegação Bett UK: encontro com governo britânico gera novas ideias para a educação no Brasil
No King’s College, o encontro foi conduzido por Arthur Galamba, conselheiro da Bett Brasil, que atuou como professor no Brasil e, hoje, é formador de professores no Reino Unido. A visão dele foi interessante para todos pudessem entender as diferenças e projetar novas formas de atuação nas escolas.
“A gente pôde entender como é a formação docente aqui: os futuros professores têm um ano só para aprender a parte pedagógica, saber como dar aulas. Porque não adianta ter conhecimento e não saber lidar com alunos”, contou Luciene Camargo, diretora do colégio Geração, do Mato Grosso do Sul. Segundo a diretora, há práticas que poderiam ajudar também no Brasil. “Os professores britânicos aprendem na faculdade que devem sempre ter feedbacks dos alunos, então nunca vão dar uma explicação sem depois conferir se todos entenderam”, disse.

Visita ao King’s College discutiu sobre a formação de professores no Reino Unido. Foto: Bett Brasil.
Parceiros
Além das instituições de visitas a instituições de ensino, alguns parceiros da Bett Brasil ofereceram atividades para a delação, como um encontro com executivos da AWS, atividades com o Gemini na sede do Google e a “Michelin Experience”, promovida pela Pearson.

Visitas ao Canva (1ª imagem) e à AWS (2º imagem) proporcionaram aprendizados aos educadores brasileiros. Foto: Bett Brasil
Um grupo de professores e gestores foi convidado à sede do Canva e puderam aproveitar o momento para cadastrar sua instituição de ensino para usar o Canva Educação gratuitamente. Rafael Teodoro, Education Engagement Advocate no Canva, considerou o evento muito produtivo. “Todos mundo conhece o Canva, mas tem sempre gente que desconhece nossa proposta do Canva para educação, que é uma ferramenta gratuita para toda a equipe”, afirmou.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Futuro da Educação
- Gestão Educacional

