Layouts criativos para aulas inovadoras
Você já imaginou como a forma que organizamos o espaço da sala de aula pode interferir no processo de ensino e aprendizagem e das interações entre estudantes e professores?
Pensar em como apoiar professores a criar layouts para sala de aula inovadora foi o tema do workshop realizado na 29ª edição da Bett Brasil pelas professoras Ana Valéria Reis, Karina Nones Tomelin e Thuinie Daros: Mova as cadeiras e abra sua mente: como novos layouts ajudam a criar ambientes inovadores.
Mudar nem sempre é fácil, isso porque a sala de aula tradicional, com as carteiras enfileiradas, é muito presente no imaginário coletivo, o que torna difícil construir novas oportunidades de pensar o diferente e de ser criativo na hora de pensar estratégias e atividades que envolvam os estudantes em novos cenários.
Leia também:
- OCDE lança estudo sobre competências socioemocionais na Bett Brasil
- Área de educação pública é destaque na 29ª edição da Bett Brasil
- Protagonismo do estudante em alta na Bett Brasil 2024
A transformação do espaço físico da sala de aula pode ter um impacto significativo nas dinâmicas de ensino e aprendizagem. Além da simples reorganização das cadeiras, outras estratégias podem ser empregadas para criar um ambiente mais convidativo e estimulante para os estudantes.
Esses novos rearranjos na sala de aula são uma forma de gerar novas conexões, respiros e lógicas para aprender. Estimular competências mais complexas e criativas em uma sala de aula livre, leve e solta, parte, principalmente, da intencionalidade do professor em imaginar novas possibilidades para a sala de aula tradicional.
Organizado a partir de uma sequência didática que privilegia a criação de vínculos, a ativação da atenção, a colaboração, a imersão, a consolidação e avaliação da aprendizagem, os participantes puderam vivenciar e experimentar novos rearranjos com estratégias ativas e criativas.
Nicholas Gianelli, assistente de direção em um colégio na cidade de Ubatuba, SP, disse: "o workshop abriu minha mente para novas perspectivas de transformar a aula em um ambiente acolhedor, dinâmico e contemporâneo".
Não há dúvidas de que precisamos repensar o espaço da sala de aula e criar estratégias de aprendizagem que sejam verdadeiramente memoráveis para os estudantes. Esta missão pode ser compartilhada, estimulada e construída com outros professores e estudantes.
O professor deve se posicionar como um facilitador, capaz de adaptar o espaço e os recursos disponíveis para atender às necessidades dos alunos. Isso envolve planejamento e uma compreensão clara dos objetivos educacionais que se desejam alcançar com as alterações no espaço físico.
Além de vivenciar as experiências e conhecer os fundamentos que tratam da gestão dos espaços de aprendizagem, os participantes receberam um kit ferramenta para desenvolver novos layouts e aplicar diferentes estratégias em suas escolas.
Fundamentado na metodologia do blueprints, originalmente utilizados na arquitetura e engenharia para criar mapas detalhados de edifícios, para a sala de aula funcionam como guias na construção de experiências de aprendizagem memoráveis.
Esse momento com os professores participantes também deixou claro que envolver os alunos no processo de redesenho da sala de aula não apenas aumenta o alcance das novas configurações, mas também contribui para que eles se sintam parte integrante do processo educativo, potencializando sua autonomia e criatividade.
O workshop foi inspirado no livro "Layouts Criativos para Aulas Inovadoras" e é um convite para que cada professor se torne um arquiteto da educação, desenhando um futuro educacional que transcende os limites atuais.
Sobre a autora:
-
Karina Tomelin
Sócia , B42 Edtech
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Bett Brasil.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Metodologias de Ensino