Bett UK

22-24 January 2025

Bett Brasil

23-26 April 2024

Bett Asia

2-3 October 2024

Bett Blog

13 mai 2024

Layouts criativos para aulas inovadoras

por Karina Tomelin
Layouts criativos para aulas inovadoras
Pensar em como apoiar professores a criar layouts para sala de aula inovadora foi tema de workshop na 29ª edição da Bett Brasil

Você já imaginou como a forma que organizamos o espaço da sala de aula pode interferir no processo de ensino e aprendizagem e das interações entre estudantes e professores?

Pensar em como apoiar professores a criar layouts para sala de aula inovadora foi o tema do workshop realizado na 29ª edição da Bett Brasil pelas professoras Ana Valéria Reis, Karina Nones Tomelin e Thuinie Daros: Mova as cadeiras e abra sua mente: como novos layouts ajudam a criar ambientes inovadores.

Mudar nem sempre é fácil, isso porque a sala de aula tradicional, com as carteiras enfileiradas, é muito presente no imaginário coletivo, o que torna difícil construir novas oportunidades de pensar o diferente e de ser criativo na hora de pensar estratégias e atividades que envolvam os estudantes em novos cenários.

Leia também:

A transformação do espaço físico da sala de aula pode ter um impacto significativo nas dinâmicas de ensino e aprendizagem. Além da simples reorganização das cadeiras, outras estratégias podem ser empregadas para criar um ambiente mais convidativo e estimulante para os estudantes.

Esses novos rearranjos na sala de aula são uma forma de gerar novas conexões, respiros e lógicas para aprender. Estimular competências mais complexas e criativas em uma sala de aula livre, leve e solta, parte, principalmente, da intencionalidade do professor em imaginar novas possibilidades para a sala de aula tradicional.

Organizado a partir de uma sequência didática que privilegia a criação de vínculos, a ativação da atenção, a colaboração, a imersão, a consolidação e avaliação da aprendizagem, os participantes puderam vivenciar e experimentar novos rearranjos com estratégias ativas e criativas.

Layouts-Criativos-Bett-Brasil Layouts-Criativos-Bett-Brasil-2024

Nicholas Gianelli, assistente de direção em um colégio na cidade de Ubatuba, SP, disse: "o workshop abriu minha mente para novas perspectivas de transformar a aula em um ambiente acolhedor, dinâmico e contemporâneo".

Não há dúvidas de que precisamos repensar o espaço da sala de aula e criar estratégias de aprendizagem que sejam verdadeiramente memoráveis para os estudantes. Esta missão pode ser compartilhada, estimulada e construída com outros professores e estudantes.

O professor deve se posicionar como um facilitador, capaz de adaptar o espaço e os recursos disponíveis para atender às necessidades dos alunos. Isso envolve planejamento e uma compreensão clara dos objetivos educacionais que se desejam alcançar com as alterações no espaço físico.

Além de vivenciar as experiências e conhecer os fundamentos que tratam da gestão dos espaços de aprendizagem, os participantes receberam um kit ferramenta para desenvolver novos layouts e aplicar diferentes estratégias em suas escolas.

Fundamentado na metodologia do blueprints, originalmente utilizados na arquitetura e engenharia para criar mapas detalhados de edifícios, para a sala de aula funcionam como guias na construção de experiências de aprendizagem memoráveis.

Turma-Layouts-Criativos

Esse momento com os professores participantes também deixou claro que envolver os alunos no processo de redesenho da sala de aula não apenas aumenta o alcance das novas configurações, mas também contribui para que eles se sintam parte integrante do processo educativo, potencializando sua autonomia e criatividade.

O workshop foi inspirado no livro "Layouts Criativos para Aulas Inovadoras" e é um convite para que cada professor se torne um arquiteto da educação, desenhando um futuro educacional que transcende os limites atuais.

Sobre a autora:


*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Bett Brasil.

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Metodologias de Ensino
Voltar ao Bett Blog
Loading