Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

1-2 Out 2025

Bett Blog

31 jul 2025

Coragem, criatividade e escuta ativa: Cris Sanches fala sobre reinvenção da sala de aula no Conexão Bett

Redação Bett Blog
Coragem, criatividade e escuta ativa: Cris Sanches fala sobre reinvenção da sala de aula no Conexão Bett
Novas abordagens de aprendizagem será um dos tópicos centrais da Jornada Bett Nordeste, que acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto, em Recife

Palestrante convidada da Jornada Bett Nordeste, que será realizada nos dias 27 e 28 de agosto em Recife (PE), Cris Sanches, head de Inovação e Tecnologia Educacional da YDUQS, participou do Conexão Bett para compartilhar reflexões sobre o papel da imaginação, da autoria e da inovação na transformação da prática pedagógica.

Ao longo da conversa, Cris defendeu a necessidade de uma abordagem mais colaborativa e sensível à realidade dos alunos e professores como um dos pontos de partida para uma educação mais significativa.

“Entendi que, se a tecnologia for usada apenas como pirotecnia, como algo da moda, sem conexão com a aprendizagem, ela perde o sentido. Criatividade, para mim, é gerar ideias — e isso começa com a cocriação com os alunos. Não adianta desenhar um projeto perfeito se ele não faz sentido para quem está aprendendo. Precisamos ouvir os estudantes, entender suas realidades locais e criar junto”, disse.

Segundo Cris, as metodologias ativas ajudam a fomentar esse tipo de aprendizagem inventiva. “Para desenvolver o conhecimento e a criatividade, o educador deve pensar em metodologias ligadas ao design thinking (resolução de problemas) e a aprendizagem baseada em projetos. Isso é o que vai fazer o aluno pensar fora da caixa, mas sempre considerando restrições”. Para ela, ao propor desafios reais, com poucos recursos, o pensamento criativo do aluno é fortalecido.

Assista ao episódio completo:

Para além da criatividade, Cris enfatizou a importância da escuta ativa, incluindo alunos, professores e gestores. “É necessário ouvir o que os professores precisam para colocar em prática um projeto inovador, entender o que motiva os alunos e o que os gestores necessitam para apoiar essa proposta. Se o educador estiver animado, mas não tiver suporte da gestão e das famílias, ou se o projeto não fizer sentido para os alunos, dificilmente vai funcionar. A educação é construção coletiva. E, embora muita coisa pareça nova, práticas como a aprendizagem baseada em projetos, já existem há décadas. O desafio é conseguir, de fato, trazê-las para o dia a dia da sala de aula”, avaliou.

Ela também chamou atenção para os desafios enfrentados pelos educadores diante da pressão das famílias e dos modelos tradicionais de avaliação.

“Educação é uma das profissões mais desafiadoras que existem. Como todos passamos pela escola, achamos que entendemos de educação. As famílias muitas vezes não compreendem propostas mais inovadoras, como projetos interdisciplinares, e ficam inseguras: ‘Isso cai no Enem?’”.

Cris destacou que o processo de uma aprendizagem mais criativa depende de uma parceria entre gestores, professores, famílias e os alunos.

E como transformar essa cultura escolar para uma aprendizagem mais criativa? Cris pontua que a transformação nas escolas exige pequenos passos, e não grandes revoluções. “O que você (educador) pode fazer de diferente naquela aula de 50 minutos? Que pequeno desafio pode propor para os alunos resolverem neste tempo? São esses pequenos movimentos que constroem algo maior com o tempo”, afirmou.

Leia também:

Jornada Bett Nordeste

Na Jornada Bett Nordeste, Cris participará do painel “Criar faz parte da aprendizagem: quando a imaginação muda a dinâmica escolar”, no dia 28 de agosto, junto com a design de Experiências de Aprendizagem e professora de pós-graduação em Educação Criativa da PUC Minas, Manu Bezerra, e moderação do coordenador de Projetos e Soluções Educacionais  da CESAR School, Nicollas Freitas.

“Minha expectativa para a Jornada é ouvir o que deu errado. Porque o que deu errado para alguém pode dar errado para muitos, e a gente aprende junto. E quero falar também sobre a coragem de dar o primeiro passo. Porque ninguém escolhe a educação para fazer mais do mesmo. Às vezes falta apoio, oportunidade. E minha fala vai ser também para dizer: você não está sozinho”, finalizou Cris.

Compartilhe nas redes sociais:

Categories

  • Metodologias de Ensino
Voltar ao Bett Blog
Loading