Bett UK

22-24 Jan 2025

Bett Brasil

28/Abr a 01/Mai 2025

Bett Asia

1-2 Out 2025

Bett Blog

17 jul 2025

Educação financeira desde cedo: MEC lança programa "Na Ponta do Lápis" para estudantes do ensino básico

Redação Bett Blog
Educação financeira desde cedo: MEC lança programa
Foto: Freepik
Mais de 30 milhões de alunos e 2 milhões de professores podem ser beneficiados pela iniciativa, que promove o letramento financeiro, fiscal e previdenciário nas escolas

O Ministério da Educação (MEC) deu um novo passo para fortalecer o letramento financeiro nas escolas públicas do país. Foi lançado oficialmente, neste mês de julho, o programa Na Ponta do Lápis, voltado à promoção da educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária entre estudantes da educação básica.

A iniciativa tem como objetivo preparar os jovens para lidar de forma consciente com o dinheiro, planejar o futuro e tomar decisões de consumo mais responsáveis.

O programa integra os temas contemporâneos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados à macroárea “Economia”. O foco está em desenvolver competências práticas nos estudantes, além de apoiar professores e gestores escolares na implementação de ações pedagógicas sobre o tema.

Segundo o MEC, a proposta também busca promover a equidade educacional, respeitando contextos regionais, étnico-raciais, socioeconômicos e de gênero, além de reconhecer o papel central dos profissionais da educação na construção de práticas significativas e transformadoras.

Uma das diretrizes centrais do Na Ponta do Lápis é a formação continuada de professores, gestores e equipes técnicas das secretarias de educação para o planejamento e a implementação de ações dedicadas ao fortalecimento da educação financeira para os alunos da educação básica.

Como funciona a adesão

A participação dos estados, municípios e do Distrito Federal no programa será voluntária. Ao aderirem, os entes federativos se comprometem a desenvolver um plano de ação específico, mobilizar suas equipes educacionais e compartilhar boas práticas com o MEC. Também será necessário fornecer dados e informações para orientar as ações de assistência técnica e financeira da União.

Leia também:

Comitê estratégico e articulação com outras políticas

As orientações pedagógicas e os critérios de implementação ainda serão definidos por um comitê estratégico interinstitucional, que reunirá representantes do MEC, do Ministério da Previdência Social, do Banco Central, do Ministério da Fazenda, da Caixa Econômica Federal, da Superintendência de Seguros Privados, da Receita Federal, da Comissão de Valores Mobiliários, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Além disso, o Na Ponta do Lápis atuará de forma articulada com outras políticas públicas voltadas à permanência e inclusão escolar, como o programa Pé-de-Meia, reforçando o papel da educação como promotora da cidadania e da justiça social.

Potencial de alcance

De acordo com dados do Censo Escolar 2024, a iniciativa tem potencial para alcançar mais de 30 milhões de estudantes e 2 milhões de professores do ensino fundamental e médio, contribuindo para que a próxima geração de brasileiros esteja mais preparada para enfrentar os desafios da vida financeira.

Fontes: Ministério da Educação e G1.

Compartilhe nas redes sociais:


 

Categories

  • Metodologias de Ensino
Voltar ao Bett Blog
Loading