Inclusão e inovação na educação ganham voz na Jornada Bett Nordeste
)
A Jornada Bett Nordeste, promovida pela Bett Brasil em parceria com Sinepe-PE, chega com a proposta de debater uma “nova aprendizagem”, com a ideia de reforçar a urgência de repensar o que, como e para quê ensinamos, reconhecendo que a regeneração dos futuros começa com a transformação da maneira de educar. O encontro será realizado nos dias 27 e 28 de agosto, no Recife Expo Center, em Pernambuco. A visitação é gratuita e as inscrições podem ser feitas aqui.
Em meio à programação, duas palestras inspiradoras ganham destaque por abordar de forma sensível e contundente os desafios da inclusão e da inovação nas escolas: as apresentações da ativista na causa da inclusão Raquel Cabral, mãe do Marcello, que tem síndrome de Down. E do educador espanhol Xavier Aragay, presidente da Reimagine Education, reconhecido por liderar projetos internacionais de transformação educacional.
Para Raquel, a maternidade atípica foi um divisor de águas. “Transformou completamente a minha vida. Fez de mim um ser humano muito melhor, com uma enorme vontade de fazer com que o mundo enxergue todo mundo”, afirma.
Mãe de uma criança com deficiência, ela relata que os maiores obstáculos não estão na condição do filho, mas na falta de empatia e conhecimento da sociedade. “Muitas vezes, o que machuca não é a condição do meu filho, mas a maneira como a sociedade escolhe ignorá-la ou tratá-la com descaso”, relata.
Sua palestra na Jornada Bett Nordeste abordará justamente os caminhos para uma educação verdadeiramente inclusiva. Raquel defende que o ponto de partida é enxergar o indivíduo antes da deficiência, entendendo a singularidade de cada aluno. “Não se pode olhar para a diversidade como um problema. Ela precisa ser reconhecida como um princípio pedagógico”, diz.
Para isso, segundo ela, é necessário garantir apoio pedagógico efetivo, formação continuada de todos os profissionais da escola, escuta ativa das famílias, acessibilidade física e uma cultura escolar que promova o respeito e a não discriminação.
Leia também:
- Jornada Bett Nordeste reunirá especialistas no Recife para debater novas ideias e soluções para a educação
- Coragem, criatividade e escuta ativa: Cris Sanches fala sobre reinvenção da sala de aula no Conexão Bett
- Delegação Bett UK 2026: inscrições abertas para imersão educacional em Londres
Raquel também chama atenção para práticas inclusivas que já estão sendo implementadas em algumas redes e que poderiam ser mais amplamente adotadas, como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), adaptação curricular flexível, comunicação acessível e ações que promovam um ambiente seguro e acolhedor.
“Iniciativas como a Jornada Bett Nordeste são fundamentais porque a inclusão depende de informação. Quanto mais informação, menos preconceito”, afirma. “Palestrar num evento desse porte é um pontapé para que as escolas entendam, de fato, que sem inclusão não há educação”, finaliza.
Na mesma linha de provocação e inspiração, Aragay levará ao evento uma abordagem centrada na urgência da inovação. Presidente da Reimagine Education, o educador atua hoje em 17 países, ajudando escolas e universidades a implementarem processos profundos de transformação.
Para ele, o momento exige uma pausa estratégica para refletir. “Estamos sendo chamados para liderar essa mudança. A educação é a melhor ferramenta para melhorar o mundo e ajudar nossas crianças e jovens. Se nós, educadores, não assumirmos esse papel, outros o farão”, alerta.
A palestra de Aragay apresentará metodologias e experiências internacionais que estão reformulando o papel da escola e da própria aula, com foco no desenvolvimento integral do estudante.
“Minha expectativa é ter um diálogo franco e direto com os participantes. O mais importante é parar, refletir e dialogar sobre o que está acontecendo nas escolas, sair da inércia do cotidiano e olhar para o futuro”, afirma.
Programação
Com vozes que representam diferentes dimensões da transformação educacional, Xavier Aragay apresentará a palestra “Estamos preparados para liderar a transformação educacional que nos espera? Chaves para antecipar a inovação e a mudança educacional em um mundo em transformação”, no dia 27 de agosto às 17h. Já a palestra “Cabe todo mundo no mundo”, da Raquel Cabral, será no dia 28 de agosto, às 16h.
Para mais informações sobre a programação e inscrições, clique aqui.
Compartilhe nas redes sociais:
Categories
- Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I)
- Futuro da Educação